O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Na edição anterior, em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima.
Nota máxima na redação do Enem 2023
Vale destacar que os números mostram que, do total de 60, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do ENEM são da rede pública.
Ainda mais, Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000 na redação, 7 em cada um.
Tema
Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
“Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano”, concluiu.
Médias das notas no Enem
A saber, as médias foram divulgadas por área de conhecimento:
- 516,2 – Linguagens, códigos e suas tecnologias;
- 522 – Ciências Humanas e suas tecnologias;
- 497,4 – Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- 534,9 – Matemática e suas tecnologias;
- 641,6 – Redação.
Como consultar as minhas notas?
As notas podem ser visualizadas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
Contudo, caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Para tanto, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.
Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
Programas
Com as notas do ENEM em mãos, os participantes agora podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A saber, o período de inscrição para o processo seletivo do Sisu 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Serão ofertadas 264.360 vagas. A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação