O Procon-SP revelou nesta terça-feira (12) que as reclamações envolvendo compras online saltaram 653% em dois anos. De acordo com o levantamento, as queixas dispararam de 44.791 no segundo semestre de 2019 para 337.092 no mesmo período de 2021.
O órgão também revelou dados anuais. Nesse caso, houve 78 mil reclamações dos consumidores em 2019. Já em 2020, o número teve um forte avanço e chegou a 300 mil. No entanto, o maior patamar ocorreu no ano passado, quando as queixas totalizaram 500 mil.
Vale destacar que o ano de 2022 vem mostrando que pode ter um número ainda mais expressivo de reclamações do que em 2021. Isso porque as queixas relacionadas a essa modalidade de compra já totalizam 128 mil apenas entre janeiro e março.
Pandemia figura como principal fator para aumento das reclamações
Em resumo, o Procon-SP citou dois principais fatores que contribuíram com os altos índices de reclamações dos consumidores. O primeiro deles foi a pandemia da Covid-19, que impulsionou o número de compras online no país. Em outras palavras, quanto maior o número de pedidos, maior tende a ser a quantidade de queixas.
Já o segundo fator se refere à mudança de hábito dos consumidores dos estabelecimentos comerciais do país. A saber, a crise sanitária obrigou a população e os estabelecimentos a encontrarem formas de sobreviver, mas muitos deles não estavam preparados para estas mudanças.
“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual, inclusive, não estavam organizados para fazer o atendimento de call center de forma virtual”, disse Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, as principais reclamações dos consumidores envolvem atraso ou não entrega do produto, cobranças e vendas feitas por perfis de redes sociais falsas.
Para reduzir a quantidade de consumidores que caem no golpe da página, que desaparece depois da compra sem entregar o produto, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada.
Em suma, esta ferramenta certifica que a empresa possui um cadastro no Sistema Procon-SP Digital. Aliás, é por esta plataforma que os consumidores podem fazer reclamações, denúncias ou tirar dúvidas.
Por fim, o órgão recomenda à população que acesse o sistema e faça compras apenas através de empresas cadastradas. O consumidor pode conferir o selo de verificação tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.
Leia Também: Confiança dos empresários da indústria cresce pela primeira vez em 2022