A cidade do Recife, em Pernambuco, vai pagar um auxílio emergencial para grupos que vivem do carnaval. A ideia é fazer os pagamentos para cerca de 27 mil pessoas. Todas elas fazem parte de bandas, grupos e blocos da cidade.
Como em todo o resto do Brasil, o Recife decidiu cancelar a festa do carnaval em 2021. Tudo por causa da pandemia do novo coronavírus. Como se sabe, o carnaval é uma festa com muita aglomeração. Dessa forma, isso acabaria sendo perigoso.
Com o cancelamento, todos os grupos que ganham dinheiro com a festa acabaram ficando sem renda. E como a Prefeitura da Cidade não gastou dinheiro com contratos artísticos este ano, então eles decidiram usar esse dinheiro para esse auxílio.
De acordo com as informações da própria Prefeitura, eles irão gastar cerca de R$4 milhões com esses pagamentos. Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal da cidade do Recife aprovou o projeto e o Prefeito João Campos (PSB) já sancionou a lei.
Seja como for, ainda não sabemos os detalhes desse programa. A Prefeitura afirma que vai informar tudo isso ainda no próximo sábado (23). Nesta data, esses trabalhadores irão saber como poderão se inscrever para se candidatar para a vaga em questão.
Além do Recife
Cidades que costumam ter um carnaval muito tradicional sofreram muito neste ano. Isso porque os trabalhadores ficaram sem essa renda, que nem era um dinheiro extra, mas um dinheiro fixo que entrava todos os anos.
Por isso, além do Recife, outras cidades como Salvador e Rio de Janeiro estão tentando criar os seus próprios projetos de auxílio para esses trabalhadores. A ideia é fazer com que o carnaval deste ano seja um pouco menos melancólico para eles.