Uma bebê, nascida sob os escombros e ainda ligada à mãe morta pelo cordão umbilical, foi resgatada nesta terça-feira (07) durante os resgates que acontecem na Síria, país duramente atingido por um terremoto na segunda-feira (06).
TERREMOTO: Por 17 horas, menina de 7 anos protege irmão em escombros
De acordo com as informações, a menina estava entre as ruínas de um prédio em Jindires, uma cidade no noroeste da Síria, e foi a única sobrevivente de uma família – todas as pessoas que viviam no prédio de quatro andares que desabou, com exceção da bebê, acabaram morrendo.
Em entrevista à agência de notícias AFP, um parente da família da bebê disse que, além da recém-nascida, estavam no prédio seu pai, mãe, quatro irmãos e tia. “Estávamos procurando por Abu Rudayna (pai da bebê) e sua família. Primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Rudayna, eles estavam juntos uns contra os outros”, disse o membro da família.
“Aí ouvimos um barulho e cavamos (…), limpamos o local e encontramos essa menininha, graças a Deus”, completou ele, que lembrou que a recém-nascida ainda estava ligada com sua mãe pelo cordão umbilical. “Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital”, lembrou ele.
Nas redes sociais, um vídeo mostra a bebê sendo resgatada e levada para um hospital onde foi colocada em uma incubadora e recebeu vitaminas. Também em entrevista à AFP, Hani Maaruf, médico que atendeu a recém-nascida, explicou que o estado de saúde da pequena é estável.
“Ela chegou com os membros dormentes por causa do frio, sua pressão arterial estava baixa. Prestamos os primeiros socorros. A menina tem hematomas, mas seu estado de saúde é estável”, disse o médico, que explica que bebê “nasceu sete horas depois do terremoto”.
RENASCIMENTO | Menina síria encontrada viva com cordão umbilical ligado à mãe recebe tratamento em hospital. A criança foi retirada dos escombros do prédio que desabou com terremoto de magnitude 7,8 que devastou a Síria e a vizinha Turquia. Os pais e os irmãos morreram. pic.twitter.com/WVNoWMW8T4
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) February 7, 2023
De acordo com o balanço oficial dos governos da Síria e, também da Turquia, outro país atingido pelo terremoto, o mais forte desde 1939, até o momento, foram confirmadas quase oito mil mortos e mais de 50 mil feridos em decorrência do tremor. Segundo as informações, não existem brasileiros entre as vítimas.
Leia também: Lula manifesta solidariedade a vítimas de terremoto na Turquia e na Síria