Não entregar a declaração do IR pode gerar além de dor de cabeça o bloqueio do CPF, assim a Receita Federal pretende evitar isso. Nesse sentido, o órgão pretende apontar quem está com declarações do IR em atraso. Desse modo, mesmo as declarações que não foram entregues nos devidos anos, terão a chance de envio com atraso.
A Receita Federal pretende colocar à disposição dos contribuintes de todo o país a possibilidade de consultar suas dívidas em relação à declaração do Imposto de Renda.
Poderão consultar tanto a situação da declaração deste ano, quanto declarações de anos anteriores. O contribuinte que tiver dúvidas e quiser realizar o acesso a consulta estará a disposição de todos a partir do dia 7 (próxima sexta).
Como acessar a consulta da Receita Federal consultar
Antes de mais nada, a Informação estará à disposição do cidadão por meio da internet, no Meu Imposto de Renda. Assim, o contribuinte poderá realizar a consulta de sua situação na página da própria Receita, no e-CAC ou ainda no app Meu Imposto de Renda, conforme já mencionamos anteriormente a partir da próxima sexta-feira (7).
Para conseguir acessar o serviço e fazer a verificação da situação é preciso informar a conta gov.br.
Como saber se a declaração não foi entregue à Receita Federal
Desse modo, as declarações que o contribuinte não entregou irão aparecer com a classificação “omissa”. Portanto, no aplicativo Meu Imposto de Renda, o cidadão poderá fazer a checagem se deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda.
Dessa forma, ao escolher a opção do ano em que consta a omissão, haverá duas hipóteses: na primeira tem a ação de “preencher a declaração” e na segunda apenas “consultar os motivos da omissão”.
Como resolver a situação pendente com a Receita Federal
Por fim, o contribuinte que desejar solucionar as pendências deverá escolher a primeira opção e preencher as declarações que estiverem com atraso.
Vale ressaltar que haverá também a possibilidade de escolher uma declaração pré-preenchida. Assim o documento já trará os dados que possivelmente ficaram faltando no envio anterior.
Dessa maneira, se o contribuinte recebeu algum rendimento com valores tributáveis de acordo com as normas do imposto, por exemplo, o leão irá mostrar esses dados que ficaram de fora no primeiro envio, e isso facilitará o preenchimento e o reenvio.
Por que regularizar as pendências com o Leão
De antemão, estar com a situação regular diante da Receita Federal evita muitas dores de cabeça. Dessa forma o envio mesmo fora do prazo das declarações pendentes são essenciais, pois impede que haja bloqueios no CPF do contribuinte por pendências de regularização.
Outras funcionalidades da consulta
A consulta também permite verificar a situação da última declaração do Imposto de Renda (2023). Dessa forma, o contribuinte já tem a informação se existem pendências em relação à declaração atual ou se está processado em fila de restituição ou se por acaso caiu na malha fina do Leão.
Cabe lembrar que o IR é uma declaração que deve ser enviada anualmente tanto por PFs (pessoas físicas) quanto PJ (empresas) à Receita Federal.
Agora que você já conhece essa nova funcionalidade que a Receita Federal está disponibilizando, não corra riscos, assim que liberar o acesso faça a consulta da sua situação.