Hoje nós vamos passar algumas informações sobre o fato de que a Receita Federal toma decisão contra sonegação de impostos. Todos os anos, a Receita Federal tem de lidar com casos de brasileiros que sonegam suas declarações, e em 2023, o órgão decidiu tomar uma decisão importante para resolver este problema.
Para que você entenda melhor esse assunto, nós separamos algumas das principais informações sobre a decisão da Receita Federal. Além disso, ainda vamos contar tudo sobre o novo aliado da RC para esses fins. Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final.
Receita Federal toma decisão contra sonegação de impostos: veja detalhes
Há muitos anos a Receita Federal vem recebendo fraudes e tentativas de sonegação de impostos, que nada mais é do que mentir ou omitir alguns ganhos e gastos na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, por parte dos cidadãos brasileiros.
Com isso, o Governo Federal viu-se obrigado a estudar e arrumar algum meio de diminuir o índice de sonegação no IR. Em 2023, eles finalmente conseguiram uma forma de identificar os sonegadores e garantir que os cidadãos brasileiros aptos a enviarem a declaração do Imposto de Renda, possam fazer isso sem fraudes por meio de um supercomputador comandado por um sistema chamado T-Rex.
Esse supercomputador, que é chamado de aliado da Receita Federal, identifica os ganhos e gastos dos cidadãos, e fornece um documento pré-preenchido. Assim os contribuintes podem enviar os dados corretos e o risco de sonegação diminui.
O que é a declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida é um documento gerado a partir de dados obtidos no supercomputador com o sistema T-Rex, em que os contribuintes que optarem por este tipo de documento, vai poder contar com alguns dados já preenchidos na declaração, como por exemplo, alguns gastos, rendimentos, comprovantes, entre outros.
Os cidadãos aptos para a declaração do Imposto de Renda podem optar por este estilo de documento para ter mais facilidade e praticidade no envio. Além disso, a Receita Federal ainda tem menos riscos de sonegação. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, pois como o sistema foi criado para diminuir a sonegação fiscal, os contribuintes precisam estar bem atentos às informações preenchidas pelo T-Rex para evitar erros.
Como optar pela declaração pré-preenchida?
Para optar pela declaração pré-preenchida, os contribuintes precisam seguir o seguinte passo a passo:
- Acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda pelo número do CPF e a conta do gov.br;
- Escolher o ano base da declaração, que neste caso é 2022;
- Clicar em “Iniciar Declaração” e escolher a opção pré-preenchida;
- Então é só conferir os dados, adicionar as informações solicitadas e enviar.
Agora que você já sabe tudo sobre a decisão da Receita Federal contra a sonegação de impostos, é só ficar atento para não ter problemas.