A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021. Trata-se do quinto e último lote, conforme o calendário programado. A saber, estão sendo depositados R$ 562 milhões para 358.162 contribuintes.
Lembrando que além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, ou seja, até o dia 31 de maio, a Receita pagará restituição aos contribuintes que entregaram a declaração com atraso, até 15 de setembro, e que não caíram na malha fina.
O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Como se sabe, o prazo inicial para a entrega das declarações seria dia 30 de abril, no entanto, em razão da segunda onda da pandemia, o prazo foi prorrogado até 31 de maio. No entanto, mesmo com a prorrogação, o calendário de restituição foi mantido.
Dessa forma, foram 5 lotes, com pagamentos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar
A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal da internet. Para tanto, clique no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Se não encontrar o seu nome na lista, pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências.
Se esse for o seu caso, entre na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verifique quais são as inconsistências identificadas, para que possa regularizar mediante uma declaração retificadora.
Pagamento
O pagamento da restituição é realizado na conta corrente indicada quando da entrega da sua declaração. A restituição fica disponível no banco durante um ano.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Por fim, saiba que a partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.
Veja também: Novo Bolsa Família: Reforma do imposto de renda será votada o mais rápido possível, diz Pacheco