A Receita Federal acaba de lançar o seu primeiro Assistente Virtual que proporciona atendimento robotizado, mais conhecido por chatbot, em seu site.
É importante destacar que neste primeiro momento, o assistente trata apenas de questões aduaneiras. Isto é, orienta os usuários sobre o registro de despachantes e ajudantes e sobre o acesso a sistemas aduaneiros, sendo voltado, portanto, a intervenientes e empresas que operam no comércio exterior.
Assistente virtual da Receita Federal
O objetivo é que o assistente consiga responder corretamente a maior parte das dúvidas sobre o tema.
Ainda mais, além do chatbot, a Receita lançou o Manual de Acesso a Sistemas Aduaneiros para complementar as informações prestadas pelo seu assistente, propiciando uma orientação mais completa ao cidadão e às empresas.
A saber, a Receita também está desenvolvendo novos temas para serem incluídos no universo de assuntos tratados pelo assistente virtual, inclusive os relacionados a cadastros, como o CPF e outros assuntos tributários.
Os novos temas serão divulgados à população assim que forem implementados.
Como acessar o novo canal?
Para solucionar dúvidas com o assistente virtual, acesse este link e clique na bolinha que está no canto inferior direito da tela para acioná-lo.
Serviços mais acessíveis
Com essas ações, o grande objetivo da Receita Federal é colaborar para tornar mais acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio exterior e demais serviços prestados pelo órgão.
A intenção é a longo prazo alimentar o assistente com o maior número de serviços possíveis, com um leque cada vez mais amplo de atendimento.
Versão simplificada do eSocial
Outra novidade é voltada aos pequenos empreendedores.
Os microempreendedores individuais (MEI) e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão usufruir de novas facilidades dos novos módulos simplificados do eSocial, disponíveis desde o dia 25 de outubro.
O eSocial é um ambiente digital voltado para escrituração das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, onde também poderão ser prestadas informações sobre a comercialização da produção.
Com o módulo simplificado, os empregadores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e poderão pagar os valores devidos gerando o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) diretamente por este sistema.
Esta facilidade dispensa a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para transmitir a DCTFWeb e gerar o documento de arrecadação.
Fonte: Receita Federal
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