Mais uma tentativa de golpe envolvendo o nome da Receita Federal vem sendo executado no país. Agora, golpistas estão utilizando informações a respeito de restituição de imposto de renda para lesar os cidadãos.
Diante desse cenário, a Receita reforça o alerta com relação aos e-mails recebidos:
“As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou o Ministério da Economia, em nota.
Golpe do saque imediato da restituição do imposto de renda
A atual modalidade de golpe ocorre com os criminosos enviando um link indevido com o descritivo “Baixar chave de acesso”. Ocorre que esse link não é oficial e pode roubar dados do contribuinte. Por isso, não clique.
Veja agora um exemplo de comunicação que os golpistas estão utilizando. Com um assunto apelativo de “Saque Imediato”, eles usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.
Imposto de renda 2022
Já se sabe o prazo para a declaração do imposto de renda neste ano. De acordo com a Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022 (IRPF 2022) deverá ser feita de 7 de março a 29 de abril.
Vale destacar que os contribuintes que entregarem a declaração após este prazo receberão multa pelo atraso.
De acordo com o Secretário Especial da Receita Federal, auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes, a expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.
Por fim, é importante ressaltar que o Programa Gerador da Declaração (PGD) deste ano já está disponível para download.
Leia também: Saque do FGTS está liberado em 60 municípios; veja as condições