A Receita Federal alerta para um golpe que está sendo aplicado. Trata-se de fraude via correspondência.
No mesmo modelo de golpes feitos por e-mail, cartas que se intitulam “Intimação para regularização de dados cadastrais” são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal.
Fique atento! As correspondências falsas não são enviadas pela Receita Federal.
A finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. Em caso de recebimento de carta como no modelo abaixo, ignore a “intimação” e não acesse o endereço eletrônico mencionado.
Quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site da Receita Federal. O serviço está disponível no e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais.
As tentativas de golpe não ficam apenas no nome da Receita
Uma outra modalidade de golpe anunciada nesta semana, com alerta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é em relação à cobrança indevida pela emissão de certidão de quitação eleitoral.
A certidão pode ser solicitada rápida e gratuitamente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Isto é, o eleitor não tem custo para conseguir a emissão.
No entanto, é preciso estar atento, pois existem sites que, de forma ilegítima, vêm aplicando golpes e cobrando por este serviço.
O golpe, infelizmente, tem feito muitas pessoas pagarem por aquilo a que têm direito de forma gratuita nos sites da Justiça Eleitoral (JE).
É importante ficar alerta aos sites em que você busca os serviços que o Judiciário ou os governos federal, estadual ou municipal oferecem. Por isso, o melhor caminho é sempre procurar os portais oficiais.
Veja também: Novas parcelas da prorrogação do auxílio emergencial vão movimentar R$ 20 bilhões; veja o calendário