Faltam poucos dias para a Receita Federal abrir consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de outubro. Ao todo, 471.447 contribuintes que declararam o IRPF em anos anteriores foram contemplados com o lote.
O valor total dos pagamentos chega a R$ 800 milhões. De acordo com a Receita, os contribuintes contemplados com o lote residual são os seguintes:
- 6.483 contribuintes com mais de 80 anos;
- 54.365 contribuintes têm entre 60 e 79 anos;
- 5.516 contribuintes têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 23.070 contribuintes têm o magistério como principal fonte de renda.
Em resumo, estes contribuintes haviam caído na malha fina quando entregaram suas declarações, mas acertaram as contas com o Fisco e vão receber a restituição do valor. Aliás, a Receita abrirá a consulta ao lote residual a partir das 10h da próxima segunda-feira (24).
Bolsonaro promete ZERAR impostos de combustíveis em 2023
Como fazer a consulta ao lote?
O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, o contribuinte só precisará clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
A pesquisa também poderá ser feita através do aplicativo da Receita para tabletes e celulares smartphones. Em suma, o aplicativo permite a consulta de informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF diretamente nas bases da Receita Federal.
A propósito, o contribuinte que não estiver na lista de beneficiados com este lote residual, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Dessa forma, poderá ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Caso haja alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora à Receita Federal para regularizar sua situação. Depois disso, basta esperar os próximos lotes da malha fina.
Os interessados em conseguir orientações para realizar este procedimento podem clicar aqui.
Leia também: MEGA-SENA acumula de novo e prêmio chega a R$ 100 MILHÕES