Mantenha-se informado sobre todos os pormenores relacionados a essa nova adição ao BPC (Benefício da Prestação Continuada). A inovação em discussão diz respeito ao auxílio inclusão, uma forma adicional de suporte voltada para aqueles que retomam ao trabalho sem a necessidade de substituir o benefício principal.
Dessa maneira, o complemento suplementar desse benefício é oferecido àqueles que iniciam suas atividades laborais como empreendedores ou mesmo como funcionários. Em essência, isso auxilia o beneficiário a perseguir seu crescimento na trajetória profissional que escolheu.
Benefício fornecido por meio do BPC
A fim de se qualificar para receber esse benefício fornecido por meio do BPC, certos critérios específicos devem ser satisfeitos. São os seguintes:
- Ter uma renda familiar de até R$ 330 por cada membro;
- Ter pelo menos 65 anos, caso seja idoso;
- Ter recebido pagamentos do BPC nos cinco anos anteriores ao início do trabalho;
- Apresentar uma deficiência de nível moderado ou grave.
Esse auxílio inclusão beneficiará aqueles que retornam à força de trabalho, porém não substituirá o benefício BPC original. Assim sendo, o beneficiário poderá fazer a solicitação tanto online quanto por meio de ligação para o número 135. Encontre todos os detalhes abaixo!
Instruções para solicitar o benefício
O procedimento para solicitar esse benefício pode ser realizado de duas maneiras.
Siga o guia abaixo para efetuar sua solicitação por meio da internet:
- Inicialmente, acesse o aplicativo Meu INSS, disponível tanto para Android quanto iOS, ou visite o site oficial do Instituto através do link;
- Em seguida, clique na opção que indica “solicitar emissão de pagamento não recebido”;
- Ao chegar à pergunta sobre o motivo do não recebimento, selecione a opção B, que refere-se à suspensão do benefício devido à inclusão do beneficiário no mercado de trabalho.
Caso opte por realizar essa solicitação por telefone, isso também é viável. Basta discar o número 135, sendo o processo sem custos. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Aqueles que tiverem o benefício suspenso, inclusive os indivíduos que tenham deixado o emprego, têm a oportunidade de recuperar o auxílio sempre que estiver disponível.
Faz parte do conjunto de indivíduos elegíveis para receber o BPC e já efetuou a solicitação?
Agora, o passo subsequente envolve aguardar a aprovação. Para verificar se o BPC foi aprovado, basta acessar o website ou o aplicativo móvel ‘Meu INSS’. Adicionalmente, é possível entrar em contato com a Central 135, cuja ligação é gratuita para números fixos.
Quem pode ser beneficiário?
Para se tornar elegívelpara receber o BPC, determinados critérios específicos devem ser atendidos, incluindo:
- Estar atualmente recebendo ou ter recebido o BPC nos cinco anos imediatamente anteriores ao início da atividade remunerada;
- Manter uma renda per capita (por pessoa) no núcleo familiar que não exceda R$ 330;
- Apresentar uma deficiência de grau moderado ou grave;
- Ter no mínimo 65 anos, no caso de idosos.
No caso de o beneficiário ter perdido o benefício, é possível solicitar a reativação entrando em contato com a Central 135.
Qual é o montante do BPC?
Em relação a todos os grupos abrangidos pelo BPC, os pagamentos são equivalentes ao piso previdenciário constitucional, ou seja, o salário mínimo. No decorrer do ano de 2023, os pagamentos estão estabelecidos em R$ 1.320 para todos os beneficiários pertencentes ao BPC do INSS.
Quanto a 2024, o valor ainda não foi determinado. Contudo, é possível antecipar que seguirá a mesma trilha do salário mínimo. Se o salário mínimo for ajustado para R$ 1.400, por exemplo, o montante destinado pelo sistema do BPC também será elevado para R$ 1.400.