O programa Bolsa Família e o BPC são dois benefícios do governo diferentes, mas ambos com a finalidade de auxiliar os cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Estes dois benefícios não podiam ter seus pagamentos simultaneamente, ou seja, não era possível receber os dois ao mesmo tempo. Contudo, este cenário mudou com a criação da Medida Provisória que recriou o programa Bolsa Família. Sendo, portanto, cumprir alguns requisitos para acessá-los juntamente.
Quer saber como é possível receber os dois benefícios ao mesmo tempo? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele está cheio de informações sobre este assunto.
O que é o BPC?
O BPC ou Benefício de Prestação Continuada, é o pagamento de um salário mínimo a pessoas com idade a partir de 65 anos. Ou então, pessoas com qualquer idade com deficiência.
Neste segundo caso, a condição deve causar restrições de origem física, mental, intelectual ou sensorial com duração de longo prazo (o tempo mínimo dos efeitos deve ser de dois anos), que impeça a pessoa de participar de maneira plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Outro requisito é que a renda, por cada integrante da família, seja de até um quarto do valor do salário mínimo.
É importante ressaltar que este benefício não é uma aposentadoria, ou seja, para recebê-lo não é preciso realizar contribuições ao INSS. Portanto, este benefício não garante 13º salário, nem mesmo pensão por morte.
É possível receber BPC e Bolsa Família
Com a Medida Provisória que recriou o Bolsa Família, tornou-se possível ter acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo. No entanto, é preciso possuir uma renda igual ou inferior ao valor máximo que estipula a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) para o BPC. Outro condição que permite o acesso aos dois benefícios, é a das famílias que possuem inscrição no BPC e o possuem entre os membros pessoas com deficiência.
Além da possibilidade de receber estes dois benefícios simultaneamente, é possível também que dois membros da mesma família recebam juntos o BPC, afinal, este benefício não utiliza cálculo de renda familiar.
Como solicitar este benefício?
As pessoas podem realizar a solicitação do BPC de diferentes maneiras. É possível, também, obter informações sobre a solicitação através de algum CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Uma das formas de solicitar o benefício é por meio do telefone 135. Bem como, pode-se realizar a solicitação através do site “Meu INSS” ou então pelo aplicativo com o mesmo nome, disponível nas lojas de aplicativos de dispositivos IOS e Android. Ou então, o cidadão pode solicitar o BPC em alguma APS (Agências da Previdência Social). Para realizar a solicitação, é preciso apresentar um documento de identificação que possua foto.
Para saber se ocorreu a liberação do benefício é preciso apenas acessar o site ou no aplicativo “Meu INSS”, ou então ligar no telefone 135. O pagamento terá sua realização através de um cartão exclusivo deste benefício. Outra maneira de receber o Benefício de Prestação Continuada é através de uma conta corrente ou conta poupança.
Você acha que a possibilidade de receber o BPC junto com o Bolsa Família facilitará o cotidiano de muitos brasileiros? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo!