Uma nova ação do governo, referente ao cadastro para fazer parte do programa Bolsa Família, vem causando certa estranheza entre os usuários do programa. Agora, com objetivo de garantir maior confiabilidade às informações que os candidatos ao benefício oferecem, haverá visitas de assistentes sociais às casas das famílias.
Assim, além de informações via questionário, a iniciativa do governo busca o envolvimento de assistentes sociais do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Esses profissionais realizarão visitas com o objetivo de garantir que os dados constantes nos formulários são verídicos. Desse modo, o governo procura evitar possíveis fraudes e golpes comuns durante os registros no CadÚnico.
Quer entender melhor essa nova medida do governo para coibir as tentativas de fraudes e golpes nos benefícios sociais? Continue a leitura do texto até o final!
Importância do CadÚnico para o programa Bolsa Família
Acima de tudo, é preciso ressaltar a importância do CadÚnico para efetivação dos programas sociais. É sempre bom lembrar que esse cadastro é a via de acesso para quem deseja ser titular do Bolsa Família.
Nesse sentido, todo responsável por um grupo familiar que deseja fazer parte desse auxílio do programa, o primeiro passo é procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da localidade onde mora e proceder o cadastro social.
Desse modo, para efetuar o registro no CadÚnico o requerente do benefício do programa Bolsa Família deverá preencher um questionário. Ao responder esse questionário o titular deve fornecer dados referentes a vários aspectos do grupo familiar como:
- A configuração do grupo familiar;
- A renda da família;
- As condições de habilitação;
- O grau de escolaridade dos membros do grupo familiar.
Esses são apenas alguns dados a título de exemplificação pois há a coleta de muitas outras informações. Esse levantamento serve para gerar um parâmetro capaz de aferir a verdadeira condição de pobreza ou extrema pobreza que o requerente do benefício alega se encontrar.
Justificativa para a visita de Assistentes Sociais aos beneficiários do Bolsa Família
Embora exista todo um cuidado na coleta de informações, com exigência de documentação e preenchimento de formulário detalhado, ainda é comum as tentativas de golpes. Em outras palavras, os registros com fraudes no CadÚnico, com o objetivo de se tornar um beneficiário do Bolsa Família já se tornou um comportamento rotineiro.
Sendo assim, nos trâmites para atualizar cadastro, o Governo Federal resolveu colocar à disposição do programa assistentes sociais do Centro de Referência e Assistência Social. Então esses profissionais devem realizar visitas a domicílio aos beneficiários do auxílio.
Missão dos Assistentes Sociais durante as visitas
Por fim, durante as visitações, os Assistentes Sociais deverão verificar diversas informações que possam comprovar o cumprimento das regras e critérios de elegibilidade para o programa, como:
- A situação econômica da família;
- O número de membros que compõe o grupo que reside na mesma moradia;
- A frequência escolar das crianças e adolescentes (se caso);
- A situação vacinal dos moradores;
Cabe ressaltar a importância de atualizar os dados e fornecer informações corretas ao CadÚnico, para evitar bloqueios nos benefícios.
O que você acha dessa nova medida que prevê a visita de Assistentes Sociais aos titulares do Bolsa Família? Deixe sua resposta nos comentários.