Ao retomar o programa que oferece medicamentos gratuitos, o governo possibilita que todos os beneficiários do Bolsa Família (PBF) também possam acessar gratuitamente os remédios do programa Farmácia Popular. Além disso, o Governo Federal expandiu a oferta de medição gratuita e credenciou novas unidades em mais de 800 municípios que apresentam situação mais vulnerável.
Assim, acrescentou a lista de medicamentos gratuitos os anticoncepcionais e remédios para tratamento da osteoporose.
A partir desse lançamento, todos os beneficiários do Bolsa Família também podem acessar os 40 tipos de medicação, que estão à disposição gratuitamente no programa.
Desse modo, a medida buscou ampliar o acesso ao programa de distribuição gratuita de medicamentos a 55 milhões de cidadãos brasileiros.
Quer saber mais sobre essa iniciativa do governo para ampliar a assistência do benefício que oferece remédios gratuitos? Continue a leitura do texto até o final!
O novo Farmácia Popular e o Bolsa Família
Primeiramente, ao lançar o novo programa o governo destacou que o cidadão que procura o atendimento médico não está buscando somente uma receita médica. Portanto, ele precisa ter acesso ao medicamento necessário ao seu tratamento.
Dessa forma, com essa iniciativa o poder público buscou proporcionar à população um resgate da saúde e da vida digna.
Segundo afirmações do presidente Lula, o programa terá possibilidade de oferecer atendimento ao total de pessoas que precisam desse auxílio.
Além de estender o programa a todos os beneficiários do PBF, o governo também prioriza o atendimento à mulher e a população indígena.
Novas unidades de atendimento para contemplar os beneficiários do Bolsa Família
Depois de um período de oito anos sem credenciar nenhuma farmácia, o Ministério da Saúde retomou o processo para novas habilitações. Assim, procurou priorizar aquelas cidades que apresentam condições mais vulneráveis e que fizeram adesão ao programa Mais Médicos.
Dessa maneira, um quantitativo de 811 municípios podem credenciar unidades de atendimento nas mais diversas regiões do Brasil. A maior parte delas se localizam na região Norte e Nordeste, totalizando 94,4% das unidades nessas duas regiões.
Desse modo, com a assistência farmacêutica, esse público passa a ter acesso à saúde de forma completa, indo desde o atendimento médico até o tratamento adequado.
Após a abertura das novas habilitações, o programa Farmácia Popular passará, até o fim do ano, a ter unidades de atendimento em 5.207 cidades brasileiras, o que equivale a 93% do território brasileiro.
O novo programa Farmácia Popular
Até então, o programa Farmácia Popular colocava à disposição da população medicamentos gratuitos para tratamento de comorbidades como:
- Asma;
- Hipertensão;
- Diabetes.
Além do mais, oferecia remédios para tratamento de outras doenças com preços inferiores aos praticados nas farmácias comuns, seguindo o formato de copagamento. Entretanto, com o lançamento do novo Farmácia Popular, os beneficiários do Bolsa Família, que compreende 55 milhões de brasileiros, poderão acessar os 40 medicamentos. Esse é o total de medicação disponível no programa para o tratamento de várias enfermidades.
Por fim, para fazer a retirada dos remédios é preciso que o usuário compareça a uma farmácia que tenha credenciamento. Ele deve apresentar além da receita médica, algum documento de identificação e CPF. O programa reconhecerá o vínculo do beneficiário com o programa Bolsa Família de modo automático pelo sistema, portanto não será necessário realizar o cadastramento prévio.
Agora você já sabe que os beneficiários do Bolsa Família também tem direito aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular, não comprometa suas finanças com a aquisição desses remédios. Volte para mais informações.