O benefício social “Auxílio Brasil” voltou a se chamar “Bolsa Família” e está passando por atualizações nas regras e revisão dos beneficiários. Dessa forma, conforme já anunciado, é muito importante que as famílias realizem o recadastramento para manterem seus dados atualizados. O procedimento pode ser feito de forma online.
O governo está promovendo um “pente-fino” no sistema de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para verificar possíveis irregularidades, especialmente com relação aos beneficiários do programa social. Sendo assim, manter o cadastro atualizado é de extrema importância para que as famílias continuem recebendo o benefício social.
Enquanto não é feita a transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, o programa social continua ativo e atendendo às mesmas famílias. Contudo, após a lei ser aprovada, passará a seguir novas regras e será necessária uma verificação no sistema do CadÚnico.
Durante este período, deve ser feito o recadastramento do Bolsa Família, e o “pente-fino” inicia por 2,5 milhões de beneficiários cujas inscrições apontam fortes indícios de fraudes, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Segundo divulgado pelo ministro, cerca de 10 milhões de famílias podem ter seu cadastro cancelado devido à irregularidades. Por isso, é muito importante que todos os beneficiários mantenham seus dados atualizados, provando a necessidade de receberem o Bolsa Família.
Confira como fazer o recadastramento do Bolsa Família sem sair de casa
Para já garantir que estão com seus cadastros atualizados, as famílias beneficiadas podem fazer o recadastramento do Bolsa Família diretamente pelo sistema do CadÚnico de forma online, sem precisar sair de casa.
O primeiro passo para realizar o recadastramento é reunir a documentação e acessar o site ou aplicativo do Cadastro Único. Veja quais são os documentos necessários:
- Responsável Familiar: CPF e Título de Eleitor;
- Outras pessoas da família: CPF, Título de eleitor, Certidão de nascimento, Certidão de casamento, Carteira de identidade (RG) ou Carteira de trabalho;
- Representante Legal: CPF e termo de guarda, tutela e curatela de quem será cadastrado.
Após reunir os documentos, basta fazer login com a conta do portal Gov.br e entrar no site ou app. Para prosseguir, é necessário selecionar a opção “Atualização cadastral por confirmação” no site ou app do CadÚnico e seguir os passos informados no processo.
Em alguns casos, é possível que seja solicitado o comparecimento do beneficiário em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os dados cadastrais devem ser atualizados obrigatoriamente a cada dois anos e sempre que houver mudanças na família. O cadastro pode ser revisado pelo usuário do benefício através do sistema do CadÚnico.