Já não é novidade que o novo governo vai aplicar um pente-fino nos beneficiários do programa de transferência de renda. Assim, um recadastramento do Bolsa Família deve atingir de imediato cerca de 2,5 milhões de famílias.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que os trabalhos para o recadastramento das famílias do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, estão “andando bem”.
Recadastramento do Bolsa Família
De acordo com o ministro, cerca de 10 milhões de famílias deverão se recadastrar no benefício por falta de informações, mas vale destacar que a prioridade do governo são 2,5 milhões de casos com fortes indícios de fraude no programa.
“Começaremos com 2,5 milhões de famílias com maiores indícios de problemas, depois vamos para até 10 milhões para completar informações que faltam nos cadastros. Estamos cruzando os dados para começar o recadastramento em fevereiro”, afirmou, após a cerimônia de posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
Além disso, Dias ressaltou que o governo pretende começar a pagar a partir de março o adicional de R$ 150 por criança até 6 anos.
Em nota oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Dias mencionou:
“A perspectiva é, a partir de agora, ter a família como centro das políticas que têm como âncora o Novo Bolsa Família, a transferência de renda. Uma das preocupações é com a criança nessa fase de formação. A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de atualizar o Cadastro Único para que, a partir de março, o pagamento já seja acrescido dos R$ 150 por criança de zero a seis anos”.
Confira ainda: Dona de casa pode se APOSENTAR? Confira aqui a resposta
Pagamento de janeiro já começou
Embora ainda não tenha sido aplicada a “virada de chave” entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família, o calendário de pagamentos do programa social foi mantido com o escalonamento nos 10 últimos dias úteis do mês.
Dessa forma, os créditos realizados pela Caixa Econômica Federal começaram nesta quarta-feira (18), para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) de final 1.
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 20 de janeiro;
- NIS de final 4 – 23 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 27 de janeiro;
- NIS de final 9 – 30 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Veja também: Lula determina nova medida para as tratativas do SALÁRIO MÍNIMO 2023