Já faz algum tempo que circulam notícias a respeito do Real Digital, a nova moeda virtual brasileira. Apesar das várias notícias que já saíram, muitos brasileiros ainda podem ter dúvidas a respeito dela.
Na última semana, o atual presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Roberto Campos Neto, confirmou que o projeto-piloto da nova moeda virtual brasileira já está em vias de ter o seu início decretado.
Neste sentido, o projeto-piloto do Real Digital começará a ser implementado em março, e a expectativa é de que a nova moeda virtual brasileira esteja completamente implantada até o final do próximo ano, 2024. Assim, o anúncio pode ter sido uma surpresa para muitos, e, por conta disso, na matéria de hoje você confere o que se sabe sobre esse sistema.
O Real Digital já está confirmado!
Quando se fala do Real Digital, a nova moeda virtual brasileira, uma das maiores preocupações dos brasileiros é com relação à segurança desse sistema financeiro. Logo, sendo assim, de acordo com o programador Bendev Junior, esse sistema poderá trazer uma maior segurança no que diz respeito às transações financeiras.
Por outro lado, ele fornece uma margem de abertura para que haja possibilidades perigosas quando se trata de controle monetário.
Um dos objetivos da moeda virtual brasileira é permitir que os ativos sejam negociados na forma de token. Isso ocorrerá devido a tecnologia que é utilizada para criação desse sistema, a blockchain, que estará associada aos Smart Contracts.
Dessa maneira, os efeitos positivos dessa medida será a maior segurança para as transferências e a redução da necessidade das intermediações bancárias para que ocorra a transferência de quantias aos cidadãos.
Existe lado negativo nesta história?
Aponta-se também que a existência de uma moeda virtual, no caso o Real Digital, seja centralizada e estatal, pode acarretar um maior controle sobre a moeda. Assim, muitas pessoas podem ter preocupações a esse respeito. Contudo, deve-se salientar que é necessário aguardar o modelo que ainda será proposto.
Ainda conforme Bendev Junior, caso o modelo de tecnologia blockchain seja utilizada da forma correta, as chances de que ocorram fraudes são praticamente inexistentes.
O Real Digital não se trata de mais uma moeda
Além disso, vale a pena pontuar que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou que o Real Digital não se trata, na verdade, de uma nova moeda no país. Neste sentido, ele funcionará como uma extensão da moeda nacional física que já existe.
Um outro ponto que o presidente destacou foi com relação à segurança da moeda. De acordo com Campos Neto, haverá segurança cibernética e jurídica, e também privacidade assegurada para as operações que sejam realizadas por meio dela.