O Real Digital está sendo desenvolvido e a previsão de lançamento é 2024. Com isso, um especialista já afirmou que é provável que o Real Digital tenha uma aceitação ainda mais rápida que o PIX.
Veja mais detalhes a seguir.
Real Digital
Segundo o especialista em tecnologia para mercado financeiro, Luiz Fernando Maluf, diretor de Banking, Financial Services & Insurance (BFSI) da dataRain, a nova moeda eletrônica conhecida como Real Digital deve ter uma aceitação ainda mais rápida que o PIX.
Assim, ainda conforme o especialista, o desenvolvimento desta moeda virtual faz com que o Brasil se uma a uma tendência mundial. Ademais, isto ocorre porque são mais 80 bancos centrais em diversos países que estão trabalhando no desenvolvimento destas moedas virtuais.
O PIX
Vale lembrar que o PIX já é estabelecido como o método de pagamento mais popular entre os brasileiros.
Desse modo, ele alcançou um total de 26 bilhões de transações e movimentou R$ 12,9 trilhões em novembro do ano passado, quando completou dois anos de existência.
Contudo, isso reflete uma tendência crescente de digitalização financeira no Brasil, com os brasileiros se tornando cada vez mais acostumados a realizar transações imediatas sem pagar taxas. Além disso, o uso de papel-moeda também tem caído drasticamente, representando apenas 3% de todas as transações no país.
Projeto-piloto do Real Digital
E também, é importante ressaltar a participação do Banco Central do Brasil nessa área, considerando a colaboração de diversas instituições financeiras e empresas de tecnologia no desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital.
Ademais, até o momento, 15 bancos brasileiros já divulgaram que trabalharão em conjunto para testar aspectos fundamentais como a segurança e a escalabilidade da moeda digital.
Veja também: GRATA SUPRESA! Valor médio do Bolsa Família em junho vai passar de R$ 710; entenda
O que é exatamente essa moeda digital?
O Real Digital é uma moeda exclusivamente eletrônica que está sendo desenvolvida pelo Banco Central. Dessa forma, ela possui a mesma função que o dinheiro físico.
Assim, com o Real Digital, espera-se que as transações sejam feitas de maneira mais rápida e segura. Entretanto, a moeda virtual deverá ser um complemento a outras formas de pagamento, não as substituindo.
Conexão entre economias
Como um dos selecionados pelo Lift Chalanger para desenvolver uma prova de conceito para a CBDC nacional, o Banco Capitual tem participado ativamente do processo de desenvolvimento do Real Digital no Brasil.
Ademais, o banco enfatiza que as moedas digitais proporcionarão transações com menor custo e servirão como ponte para conectar diferentes economias internacionais de forma mais barata, rápida e fácil.
Veja também: NOVIDADE para o SAQUE DIGITAL anima brasileiros que precisam do dinheiro do FGTS
Benefícios do Real Digital
De acordo com o CTO, as CBDCs representam uma oportunidade para a economia global, permitindo que pessoas que atualmente não possuem acesso ao sistema bancário possam ser incluídas.
Lembrando que, atualmente, estima-se que cerca de 1,4 bilhão de adultos em todo o mundo não possui conta bancária, cartão de crédito ou débito.
Além disso, o CTO destacou outros benefícios das CBDCs, como a capacidade de executar contratos inteligentes, uma tecnologia baseada em sequências de códigos programados para oferecer flexibilidade na execução de diferentes operações e no desenvolvimento de aplicativos alternativos de blockchain.
E também, as CBDCs são um sistema de segurança cibernética mais eficiente que poderá contribuir no combate à lavagem de dinheiro, comércio ilegal e outras atividades ilícitas.
Ademais, acredita-se que o futuro da economia global depende do desenvolvimento das CBDCs e que o Brasil tem potencial para se tornar um polo mundial na tecnologia blockchain, sendo a base de todo o conceito das moedas digitais.
Veja também: NOVIDADE sobre o VALE GÁS choca os brasileiros que já contavam com o dinheiro