O Banco Central (BC) anunciou recentemente que vai começar a fase de testes do Real Digital, a nova moeda digital que deverá ser utilizada em todo o Brasil. Além disso, a instituição bancária ainda destacou que já foram devidamente selecionadas as instituições que vão participar desta fase, que se trata de um projeto piloto.
De acordo com o que foi informado pelo banco, a lista completa conta com um total de 14 bancos e também consórcios nacionais e internacionais que estão atuando em todo o país. Estas instituições participantes vão fazer os testes em torno da infraestrutura e também da privacidade. Há bancos de grande e de pequeno porte também, além de consórcios.
Confira os detalhes do Real Digital
Por meio de um comunicado, o Banco Central deu explicações de que os testes vão ser totalmente focados na funcionalidade em torno da privacidade e também com relação à programabilidade desta moeda digital. De acordo com o BC, estes testes vão ser feitos por meio de uma determinada situação de protocolo de entrega.
Além disso, este protocolo vai ser contra o pagamento de quaisquer títulos públicos federais entre os clientes que pertecem às mais variadas instituições financeiras. Nesta explicação, o Banco Central ainda destacou que este caso em específico de uso vai permitir que o foco seja voltado para os testes de privacidade, já que é promovida a troca de informações entre os vários participantes que integram a plataforma.
Também foi informado pelo Banco Central que mais de 100 instituições bancárias informaram que estavam dispostas a testar o ativo em 36 propostas que foram enviadas ao órgão. Ainda no ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto já havia antecipado que a moeda digital seria testada neste ano de 2023 e o lançamento ocorreria logo depois.
O objetivo do BC é concorrer diretamente com o sistema global deste universo do digital. O coordenador do Real Digital, Fabi Araújo, informou que os testes devem durar até o mês de março do ano que vem.
Conheça as instituições que participarão
Entre os bancos e também os consórcios que foram selecionados para realizar o teste do Real Digital, estão os seguintes, de acordo com o Banco Central:
Os sete primeiros são os seguintes: o Banco do Brasil; o XP, da Visa; o Bradesco; o Itaú Unibanco; o Nubank; e os bancos BV e BTG. Completam a lista as determinadas instituições: Banco Inter, 7Comm e Microsoft; os bancos B3 e B3 Digitais; o banco ABC, LoopiPay e Hamsa.
Por fim, estão o Banco Santander, Toro CTVM, Santander Asset Management e F1RST; SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred; Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin; e ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP.