As tarifas de energia elétrica representam um impacto na economia do consumidor. Assim, o anúncio de reajuste sempre desperta a atenção.
Desse modo, independente do consumidor, seja ele o cidadão comum ou grandes empresas, sempre é afetado positiva ou negativamente com alterações no valor da conta de energia.
Assim, em meio a várias discussões sobre a geração e distribuição de energia elétrica, o assunto da vez agora são as tarifas pagas pelo consumidor.
Nesse sentido, a câmara pretende debater o reajuste dessas tarifas de energia. Contudo as discussões serão acerca do reajuste no estado de Pernambuco e no estado do Acre.
Quer entender melhor esse debate sobre tarifa de energia nesses dois estados. Siga conosco até o final dessa leitura!
Propositura do debate sobre reajuste de tarifas de energia elétrica em Pernambuco e acre
Primeiramente, a propositura do debate partiu do deputado Eduardo da Fonte do PP de Pernambuco, juntamente com o deputado Felipe Carreras do PSB, também de Pernambuco.
Dessa forma, em atendimento a solicitação dos dois parlamentares, terá realização no próximo dia 4 (terça-feira), às 15 horas, porém ainda não houve a definição, em relação ao plenário.
A audiência pública será realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e pretende discutir, conforme já mencionamos anteriormente, questões relacionadas aos reajustes de tarifas de energia elétrica no estado de Pernambuco e também no estado do Acre.
Convidados para o debate sobre reajuste nas tarifas de energia elétrica
Acima de tudo, a audiência pública pretende envolver representantes de vários segmentos do setor de energia. Portanto o debate contará com representação do governo, através de representante do ministério de minas e energia e também de outros órgãos do governo que fazem parte desse setor. Ainda haverá também representantes das empresas que trabalham no setor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no estado de Pernambuco e no estado do Acre.
Sendo assim receberam convites para essa audiência pública que discute as tarifas de energia dos estados de Pernambuco e Acre:
- Para representar o Ministério de Minas e Energia – o próprio ministro Alexandre Silveira;
- Para representar a Aneel – o diretor da autarquia Ricardo Tilli e também a superintendente da STR, Camila Bomfim;
- Para representar a Neoenergia – o presidente da companhia Saulo Cabral e Silva;
- Para representar a Energisa Acre – o presidente da companhia Ricardo Alexandre Xavier;
- Para representar o IDEC – a diretora-executiva Carlota Aquino;
- Para representar a Abradee – o presidente- executivo Marcos Madureira.
Identificando algumas das entidades que estarão representadas no debate
Conforme é possível perceber pela lista de convidados, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados pretende envolver representantes de diversos segmentos do setor. Então vamos trazer algumas informações sobre cada uma dessas entidades que terão representação no debate.
Primeiro, a Aneel é a Agência Nacional de Elétrica e é uma autarquia com vínculos ao Ministério de Minas e Energia e sua sede fica no DF, ela regula o setor de energia do país.
Segundo, a Neoenergia Pernambuco, é uma empresa da companhia de mesmo nome que atende toda a área de Pernambuco na questão da distribuição de energia.
Terceiro, a Energisa Acre é um grupo que atua no ramo da energia elétrica e tem sede em Minas Gerais, atende vários estados entre eles o Acre.
O reajuste nas tarifas de energia elétrica também é uma preocupação para você? Então fique de olho nesse debate e volte sempre para mais informações.