A raiva é provocada por uma emoção, que gera esse sentimento de irritação, de fúria. Pessoas mais raivosas, costumam ser bastante impulsivas e agir no calor do momento. O problema disso é que, nada que foi dito e feito de cabeça quente, pode ser retirado depois. A palavra ou atitude já magoaram, e depois disso, o raivoso tem que lidar com as consequências. Por isso, é importante aprender a controlar a raiva, para evitar atitudes ou palavras, das quais você pode se arrepender depois.
Auto sabotagem: pare de atrapalhar a sua vida a atinja seus objetivos
Entenda que não é possível não sentir raiva
Primeiramente, a raiva é uma emoção, provocada por uma reação do seu cérebro perante a um estímulo. Ou seja, não há formas de não senti-la. Ela é uma reação perfeitamente natural do corpo e que, inclusive, move as pessoas no sentido de resolverem o que as deixa frustradas. Dessa forma, o problema não é a raiva, e sim o que você faz com ela e como você age diante dela. Se você deixa ela te dominar, você faz o que quer naquele momento, e depois passa um tempão corrigindo os erros cometidos.
Pratique o autoconhecimento
Entenda os motivos que te levam a sentir a raiva, para que você possa trabalhar neles. Se eles são provocados por questões externas a você, você deve trabalhar para mudar a sua interpretação a esses estímulos. Geralmente, as pessoas raivosas tendem a aumentar muito, situações que poderiam facilmente ser resolvidas.
Dessa forma, raciocine em cima da situação que te deixa com raiva, entenda porquê ela te irrita tanto e tente mudar o seu foco. Por exemplo, ao invés de pensar na quantidade de problemas, pense na quantidade de soluções. O auto conhecimento te permitirá um maior auto controle. Trabalhe para entender como você funciona e quando fica com raiva. E não escolha a raiva, escolha ser feliz.
Qual é o seu propósito? Se você ainda não sabe, está na hora de descobrir
Tente mudar os seus padrões
Quando ficar com raiva, respire fundo e faça de tudo para que o seu raciocínio tome conta de você. Pense sobre a situação, analise. Você age com raiva porque tem um padrão de comportamento que te faz reagir toda vez que tem esse sentimento.
Dessa forma, a única maneira de alterar esse padrão é se cobrando, se treinando e focando na mudança que você quer ter. Por isso, nas próximas vezes que sentir raiva, tente não alimentá-la. Veja se, realmente, a situação pede uma explosão tão grande. Você perceberá que, na maioria das vezes, a situação pode ser resolvida de forma simples e a raiva seria completamente inútil nesse contexto.
Foque no que realmente importa
A raiva, com certeza, está prejudicando as suas relações pessoais, e até mesmo profissionais. Ela está te fazendo perder tempo de produtividade, roubando sua concentração. Ela está roubando de você momentos tranquilos e felizes. Lembre-se disso sempre que deixá-la de dominar: apenas você está perdendo. Por isso, foque no que realmente importa!
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente