Um forte raio matou 14 cabeças de gado em uma fazenda da Bahia. O caso aconteceu na fazenda Melancia, que fica na Zona Rural da cidade de Baianópolis. De acordo com informações dos fazendeiros tudo aconteceu na madrugada entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4).
Há relatos de que essa madrugada em questão registrou uma chuva muito forte. Além disso, era possível ouvir os raios a todo momento. Por isso, muita gente se preocupou com a situação. Seja como for, os fazendeiros decidiram ficar em casa.
Foi portanto só no dia seguinte que eles conseguiram ver o que estava acontecendo de fato. Eles foram até o pasto e descobriram que 14 cabeças de gado morreram. No início, eles não souberam explicar o que aconteceu.
Mas as marcas nos corpos dos animais, mostram que eles sofreram uma forte descarga elétrica. O pasto, como não poderia deixar de ser, é um local aberto e com uma grande área de extensão. É portanto uma área naturalmente perigosa em momentos de muita chuva.
Ainda de acordo com os fazendeiros, essa é uma situação complexa. Eles não calcularam ainda o tamanho do prejuízo. Mas não negam que isso não vai custar pouco para eles. No mínimo, eles perderam cerca de R$40 mil com essas mortes.
Raio no gado
Ainda não se sabe ao certo se o que matou esses animais foi um raio ou vários raios em sequência. Seja como for, sabe-se que a maioria dos animais que morreram eram filhotes. Morreram também algumas vacas que estavam prenhas.
Estudos internacionais são unânimes em apontar o Brasil como o país campeão de raios. Em nenhum outro lugar, há mais incidência desse fenômeno do que aqui. A regra geral é tentar se proteger dentro de casa ou de um carro quando perceber que existem raios caindo em um local.