Os cachorros são verdadeiros companheiros de vida e trazem muita alegria. Contudo, para que eles cresçam fortes e saudáveis e você possa passar mais tempo da sua vida com eles, alguns cuidados são necessários com sua saúde. Um deles é a alimentação. Por isso, é muito importante escolher a ração para cachorro correta para o seu pet. Veja, abaixo, alguns tipos de ração existentes e como você pode definir a alimentação do seu cachorro corretamente.
Rotina de cachorro: veja como organizar o dia a dia do seu pet
Standard
Primeiramente, falaremos dos tipos de ração mais baratas que existem, que são as standard. Vale pontuar que, para que uma ração esteja no mercado, ela deve passar por testes de qualidade e deve fornecer uma alimentação minimamente adequada ao cão.
Por isso, mesmo as rações de menor qualidade oferecem o mínimo para que seu cachorro cresça saudável. Contudo, a ração para cachorro standard é a mais barata do mercado, fornecendo menos absorção de nutrientes. Você deve escolher a ração sempre de acordo com a saúde do seu animal e, caso seja necessário, escolha uma ração de maior qualidade.
Premium
As rações premium possuem qualidade superior às standard. Elas são rações boas e contam com mais vitaminas e nutrientes, fazendo um melhor efeito na saúde do seu cão. São indicadas para a maioria dos cachorros e, por isso, se você tiver condições, forneça esse tipo de ração para o seu.
Super Premium
As rações super premium são melhores rações que você pode oferecer para seu pet. Isso porque, ao se alimentar com elas, ele come menos comida e se nutre mais. A absorção dos seus nutrientes é muito melhor que as outras e ela é excelente para conversar o seu cão mais saudável.
Longevidade canina: 5 dicas para ajudar o seu cão a ter uma vida longa
Filhotes
Os filhotes precisam comer um tipo de ração para cachorro especial para eles. Assim como os humanos, eles possuem a fase de desenvolvimento e, nela, precisam de muitos nutrientes para crescerem fortes e saudáveis. Além disso, o tamanho dessa ração é ideal para a mandíbula e dentinhos do animal.
Animais castrados
Os animais castrados precisam se alimentar de forma diferente daqueles que não são. Isso acontece, principalmente, porque a tendência deles a engordar é muita. Além disso, é necessário manter um equilíbrio hormonal depois da castração e a ração ajudará nisso.
Idosos
Os cães idosos vão perdendo a capacidade de mastigação. Eles também perdem os dentes, dificultando morder o alimento. Por isso, à medida que o seu cão for ficando mais velho, troque sua ração para uma que seja mais fácil dele comer. A ração especial para esses cães são menores e têm furos no meio, facilitando a mastigação.
Animais obesos
Animais obesos precisam, se não conseguirem diminuir o peso, pelo menos, mantê-lo. Por isso, sua ração deve ser menos gordurosa e os nutrientes devem ser trabalhados de acordo com o peso do animal. Dessa forma, se o seu cão se encontra com sobrepeso, considere oferecer uma ração especial a ele.
Ração medicamentosa
A ração medicamentosa é outro dos tipos de ração para cachorro existentes. Existem aquelas para cães com problemas renais, problemas de pele, dentre outros. Por isso, utilize essa ração sempre que houver recomendação do seu médico veterinário.
Casa em ordem: dicas para manter a organização doméstica