O Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu nos dois últimos domingos de novembro, mas a ansiedade em torno da prova acompanha muitos estudantes até a divulgação do resultado. No entanto, se você acha que não teve um bom desempenho, não se preocupe. A verdade é que a forma como a nota é calculada leva em consideração a dificuldade dos exercícios. Por isso, veja quais foram as 10 questões mais difíceis do ENEM e entenda como elas podem afetar sua pontuação final.
Quais foram as 5 questões mais difíceis do ENEM no primeiro dia?
Caso você não saiba, o primeiro dia de prova abrange disciplinas de Humanas e Linguagens. Dessa forma, os professores do Curso Anglo elegeram algumas questões do primeiro dia que tiveram maior nível de dificuldade. Veja quais são elas:
- 47 da prova rosa
- 08 da prova rosa
- 50 da prova rosa
- 69 da prova rosa
- 82 da prova rosa
Quais foram as 5 questões mais difíceis no segundo dia do ENEM?
Já em relação ao segundo dia, com os cadernos de Exatas e Ciências da Natureza, os professores Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante, que fica em Campinas, selecionaram as questões que certamente deram mais trabalho aos estudantes. Confira 5 delas!
- 107 da prova rosa
- 114 da prova rosa
- 115 da prova rosa
- 171 da prova rosa
- 179 da prova rosa
Como é o cálculo da nota do ENEM
Embora seja interessante conhecer as questões mais difíceis do ENEM 2021, saiba que elas, isoladamente, não permitem prever sua nota. Portanto, se você as errou, não é motivo para grandes preocupações. Na verdade, a nota do exame leva em conta a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Através desse método, o INEP calcula a nota por meio de uma escala que considera o desempenho médio dos candidatos. Sendo assim, uma pergunta com alto nível de dificuldade, quando é acertada por alguém que errou as mais simples, é vista como um “chute”. Por isso, a nota é menor.
Por outro lado, uma pessoa que errou as muito complexas, mas acertou as questões mais fáceis, teve um desempenho mais coerente. Com isso, a nota tende a ser mais alta. Ou seja, duas pessoas que tenham acertado o mesmo número de perguntas, sendo elas diferentes, terão notas diferentes também.
Como essas questões alteram a sua nota
Como é possível perceber, errar as questões mais difíceis do ENEM não prejudica muito o seu resultado, afinal, tudo depende do seu desempenho geral da prova. Dessa maneira, ao conferir o gabarito, não se assuste com a sua pontuação final. Independentemente do seu número de acertos, a nota pode te surpreender.
Além disso, lembre-se que o seu resultado pode ser utilizado de forma diferente para cada tipo de seleção. Por isso, entenda melhor como instituições públicas e privadas podem usar sua nota do ENEM para estar preparado quando o período de seleções começar.