A empresa de viagens, Decolar, realizou um levantamento onde mostra as posições que devem ter grande demanda pelas empresas atuantes no setor de turismo. Um ponto importante, são as posições ligadas às atividades digitais.
Foi revisada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de 3,5% para 4,3% o índice de expectativa de crescimento do turismo no país, em relação ao ano de 2021. Esse aumento se deu pela tendência de atendimento à demanda contida nos últimos anos.
O levantamento da Decolar ainda mostrou que o foco no cliente, criatividade e inovação serão as habilidades chaves para os trabalhadores do setor de turismo pelos próximos anos.
Perspectiva para o setor de turismo de acordo com a CNC e o WTTC
O panorama estimado da CNC é de que o turismo brasileiro retome o nível de ocupação de antes da pandemia da Covid-19. Para isso, o órgão conta com o início do período de contratações para a próxima alta temporada, buscando encerrar 2022 com 319,4 mil postos de trabalhos criados.
Enquanto isso, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – sigla do nome em inglês), tem previsto que o setor gere, nos próximos 10 anos, cerca de 5,5 milhões de novos empregos na América Latina, sendo os de maior demanda os de perfis digitais.
4 posições com maior demanda pelo setor de turismo
Confira a seguir as cinco posições que prometem maiores demandas pelo setor do turismo, e suas principais atribuições.
Programador
O programador é responsável pelo desenvolvimento de software, fazendo uso de linguagens de programação.
No setor de turismo isso é fundamental, pois ajuda a inovar e criar soluções tecnológicas que visam o enriquecimento e melhoria na experiência do viajante. Um exemplo, é poder comprar todos os produtos turísticos de uma pessoa em uma única plataforma.
Designer de experiência do usuário (UX)
O designer de experiência do usuário é o profissional responsável por cuidar da experiência do usuário, isto é, ele cuida desde o design até a implementação de estratégias, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos usuários em potencial, focado principalmente em três aspectos: usabilidade, acessibilidade e interação.
A função é essencial para entender a percepção, necessidade, hábito e crença do viajante e criar para ele uma experiência diferenciada e personalizada, com base nesses tópicos.
Analista de dados
O profissional analista de dados é responsável por estudar e interpretar os dados, convertendo-os em informações relevantes para que decisões sejam tomadas.
No setor de turismo ele é útil para compreender padrões de comportamento dos viajantes e oferecer a eles as propostas adaptadas aos seus interesses.
Especialista em Estratégia Comercial
É o responsável por analisar o mercado e desenhar estratégias direcionadas com a finalidade de atingir os objetivos da organização. Portanto, para ser um especialista em Estratégia Comercial é preciso ser criativo, resiliente e proativo.
Leia também: Fim de ano: Varejo e serviços estimam abrir 95 mil vagas temporárias