Você que quer ser MEI, ou já possui uma e tem dúvidas quanto à aposentadoria, leia este artigo!!! Hoje, indicaremos como fazer as contribuições para se aposentar como MEI.
Qual o valor que o MEI paga de contribuição ao INSS?
O MEI (Microempreendedor individual) paga 5% sobre o valor do salário-mínimo, assim, neste ano de 2022, onde o salário-mínimo é de R$ 1.212,00, a contribuição do MEI para o INSS é de R$ 60,60 mensais.
Este valor do INSS está incluso no DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples), que é de responsabilidade de pagamento do MEI todos os meses. Para fazer o pagamento, é preciso que você faça o acesso no Portal do Empreendedor, e gere a guia de recolhimento. Assim, você contribui com o INSS e garante os benefícios concedidos como aposentadorias e auxílios.
Enquanto MEI, é possível complementar a contribuição do INSS?
Saiba que o empresário pode contribuir com até o percentual de 20% sobre o valor do pró-labore, enquanto o MEI, possui contribuição de 5% do salário-mínimo.
Mas a boa notícia, é que o MEI pode complementar o pagamento do INSS em até 15% do salário-mínimo. Como assim?
Quando o MEI paga somente 5% do salário-mínimo para o INSS, ele só conseguirá se aposentar por idade. E assim, não poderá se aposentar por tempo de contribuição e nem fica sujeito às regras de transição. Além disso, somente receberá de aposentadoria, o valor de 1 salário-mínimo.
Mas, se você complementar a contribuição, é possível que você se aposente até com o teto máximo do INSS.
Mas, será que vale a pena fazer a complementação da contribuição do INSS?
Somente valerá a pena pagar a complementação da contribuição do INSS em algumas situações que vamos apresentar na sequência:
- Se você puder se aposentar por tempo de contribuição;
- Se você conseguir levar este valor para um Regime Próprio de Previdência Social;
- Se houver a possibilidade de receber uma aposentadoria maior do que o salário-mínimo.
Se não houver nenhuma das opções acima, no seu caso, você estará pagando por um benefício que não conseguirá receber.
Assim, procure estudar sobre cada situação, e se necessário, procure ajuda com um advogado da área previdenciária.
O que é necessário para se aposentar como MEI?
Para se aposentar como MEI, é possível considerar 2 situações:
- Pagamento de 5% sobre o salário-mínimo: poderá se aposentar somente por idade. Assim, o homem terá que ter 65 anos de idade e 62 anos para mulheres, além de possuir 15 anos de contribuição;
- Pagamento de complementação além dos 5% até o limite de 15% do salário-mínimo: poderá se aposentar também por tempo de contribuição. Assim, o homem deverá ter 35 anos de contribuição, e as mulheres, 30, sem necessidade de cumprir idade mínima.
Agora que você já sabe que pode se aposentar como MEI, e como pode fazer contribuições complementares, estude bem a sua situação e veja quais são as vantagens ou não de complementar a sua contribuição.
Se precisar de ajuda, consulte com um advogado previdenciário, e tire todas as suas dúvidas, afinal é sua vida que está em jogo.