A Caixa Econômica Federal anunciou que a partir desta sexta-feira (8), está disponível o novo aplicativo FGTS que permite realizar a consulta do direito ao saque extraordinário de até R$ 1.000, anunciado recentemente pelo Governo Federal.
Portanto, quem quiser verificar a sua situação, precisa em primeiro lugar, baixar o aplicativo FGTS. Para aqueles que já possuem o mesmo, basta apenas realizar a atualização do app.
Vale destacar que o mesmo é compatível para sistemas Android e iOS, e fica disponível nas lojas de aplicativo Google Store e Apple Store.
Não sei baixar o aplicativo, como faço a consulta do FGTS?
Neste caso, você pode usar um computador e realizar a consulta por meio da página fgts.caixa.gov.br. Por aqui você pode verificar se tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.
Novos recursos do aplicativo
Não é apenas a consulta que está liberada. Entre outros recursos apresentados, está aquele que permite ao cidadão informar que não deseja receber o Saque Extraordinário do FGTS.
No entanto, se o crédito realizado e o trabalhador não quiser, pode acionar o cancelamento da operação na Conta Poupança Social Digital até 10 de novembro de 2022.
Como funciona o Saque Extraordinário do FGTS
A operação foi instituído pela Medida Provisória nº 1.105/22, e ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do Fundo, até o limite de R$ 1.000 por trabalhador.
Entretanto, vale destacar que não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque-Aniversário, por exemplo.
Calendário de pagamento
Anote aí, os créditos são realizados no período de 20 de abril até 15 de junho, com a expectativa de beneficiar cerca de 42 milhões de trabalhadores.
Leia também: Aplicativo CadÚnico: Veja como baixar e iniciar o seu registro