Realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de suma importância para não ter o benefício prejudicado. O procedimento deve ser feito pelos segurados, aposentados e pensionistas do INSS. Tendo isso em vista, o instituto oferece modalidades diferentes para a realização da comprovação de que o beneficiário está vivo e precisa receber o auxilio que é seu por direito. Desse modo, a prova de vida digital é uma das formas mais simples e práticas disponíveis para os beneficiários; saiba quem pode utilizar esse serviço.
A prova de vida digital é uma novidade que tem sido utilizada por alguns beneficiários. Isso significa que nem todos os segurados estão aptos à utilização da ferramenta. Confira, portanto, como verificar a disponibilização.
Prova de vida digital
O INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro desse ano um projeto piloto para que os segurados do INSS façam a prova de vida sem sair de casa.
No entanto, nesse momento, a prova de vida digital não é destinada a todos os segurados. Mas o instituto tem afirmado que pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários, segundo os procedimentos da ferramenta.
Dessa forma, cerca de 6 milhões de beneficiários já estão aptos a fazer a prova de vida por biometria facial, segundo dados do próprio INSS.
Assim sendo, para realizar a biometria facial, o INSS usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); ou seja, estão aptos e utilizar essa modalidade quem tem carteira de motorista ou título de eleitor, com biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran).
Para quem pode utilizar a ferramenta, basta utilizar o aplicativo Meu gov.br e também o aplicativo Meu INSS, ambos disponíveis gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.
O segurado que se interessar por realizar a prova de vida digital do INSS, pode consultar a disponibilidade no aplicativo Meu INSS. No app, o segurado saberá se está apto a fazer a prova de vida por biometria. Caso não esteja, deve realizá-la na agência bancária em que recebe o benefício de acordo com o calendário.
Veja ainda: Prova de vida do INSS 2021: conheça as modalidades e saiba como fazer
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.