Sofrer multa de trânsito é uma das maiores preocupações dos condutores. Afinal de contas, é uma dívida inesperada, não é mesmo? Sendo assim, solicitar o novo modelo de CNH pode ser uma ótima opção.
Em primeiro lugar, vale dizer que respeitar as regras de trânsito é um ato cauteloso e inteligente. Afinal, evita acidentes e os riscos de envolver a vida de outras pessoas que estiverem por perto. Contudo, além de evitar acidentes, é também preciso estar com os documentos em dia para garantir tranquilidade ao dirigir.
O que mudou no novo modelo de CNH?
Uma medida foi publicada em dezembro de 2021, onde determinou as mudanças no novo modelo de CNH. Quem quiser acompanhar pode ver a alteração no Diário Oficial da União (DOU).
A princípio, pode-se observar a mudança nas cores que terá o verde e o amarelo como cores predominantes. Além disso, a tabela que fica na parte traseira do novo modelo do documento ficará da seguinte forma: a primeira coluna indica a categoria e a outra, indica a imagem do veículo que o condutor é habilitado a dirigir.
Principalmente, indica se o motorista pode dirigir ou não e, caso a habilitação seja provisória, o novo modelo de CNH terá a letra “P”. Para a definitiva, a indicação será a letra “D”.
Primordialmente, o documento faz referência em casos que o condutor possui alguma restrição médica e também, em caso de documento para trabalho.
Para facilitar, o QR Code foi mantido no novo modelo, bem como as informações necessárias sobre o condutor que são passadas através do código presente na habilitação.
Sobretudo, segundo o Contran, a ideia nas mudanças do documento é que dificilmente ele poderá ser falsificado. Nesse sentido, o documento possui itens gráficos que se assemelham ao dinheiro. Dessa forma, fica mais fácil identificar o documento verdadeiro e o falso.
Posso levar multa se não aderir o novo modelo do documento?
Embora a mudança no documento seja essencial para garantir a segurança do condutor, pois o modelo novo possui informações imprescindíveis, ela não é obrigatória. No entanto, o condutor precisa estar com o documento dentro da data de validade.
Por outro lado, se a data de validade estiver bem próxima de encerrar, o mais indicado é que o condutor faça a troca do documento o mais breve possível. Afinal de contas, após o vencimento, o condutor terá no máximo 30 dias para renovar a carteira de habilitação.
Vale lembrar que a data de validade da CNH também teve alterações e agora é de acordo com a idade dos condutores. Sendo assim, é fundamental ficar atento. Confira:
- Motoristas até 50 anos de idade devem fazer a renovação em até 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 70 anos de idade devem fazer a renovação em até 5 anos;
- Motorista que tem mais de 70 anos tem somente até 3 anos para fazer a renovação da carteira de habilitação.
O que eu devo fazer para solicitar a troca do documento
Antes de mais nada, vale ressaltar que a troca do antigo para o novo modelo de CNH é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran) e o condutor precisa seguir as recomendações do site do órgão para fazer a solicitação.
Outro ponto importante é que o motorista deverá pagar uma taxa para ter em mãos o novo modelo de habilitação. Porém, todas as informações são passadas pelo próprio site do Detran e o condutor pode entrar no site para saber mais a respeito.
E a CNH digital?
A CNH Digital continua tendo a mesma validade do documento impresso. Sendo assim, para os condutores que possuem o novo modelo de CNH a dica é também aderir ao modelo digital.
Ou seja, se o condutor esquecer o documento impresso em casa e passar por uma abordagem, caso ele tenha o modelo digital com ele, não terá problemas. Todavia, para adquirir o modelo digital, o condutor precisa baixar o aplicativo da carteira de Digital de Trânsito e fazer a solicitação através do QR Code.