Os chás diuréticos conseguem ajudar e aumentar a produção da urina. Por causa disso, conseguem reduzir o inchaço do corpo e até na redução da pressão arterial. Praticamente todos os chás possuem a capacidade diurética. Porém, quando são associados a algumas plantas, esse efeito aumenta. Assim, o corpo elimina mais líquidos. Além disso, os chás diuréticos são uma ótima opção para quem deseja ajuda no tratamento de infecções urinárias. Pois, a saída da urina ajuda a limpar os canais urinários.
4 Chás diuréticos
Chá de Salsinha
Esse é um dos chás mais populares que ajudam na retenção de líquidos. Para fazer esse chá você precisará dos seguintes ingredientes:
15 gramas de salsinha (com talos)
1/4 de um limão
250 ml de água
Para preparar você irá picar bem a salsinha e ferver a água. Em seguida, retire a água do fogo e coloque a salsinha de molho na água fervente por 5 a 10 minutos. Assim, após esse tempo, você irá coar e beber várias vezes ao dia. Atenção, pessoas grávidas ou em uso de medicações anticoagulantes devem evitar.
Chá de dente-de-leão
Essa planta funciona como diurético porque é rica em potássio que atua nos rins e aumenta a urina. Para fazer você precisa de:
15 gramas dente-de-leão
250 ml de água
Ferva a água e coloque-a em uma xícara. Em seguida, você irá colocar as raízes da planta e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coe e beba até 3 vezes por dia. Atenção, pessoas grávidas ou que possuem problemas renais e/ou intestinais devem evitar.
Chá de cavalinha:
Esse é um dos chás diuréticos mais potentes e chega a ser comparado com alguns medicamentos. Vamos aos ingredientes!
1 colher pequena (de chá) de cavalinha
250 ml de água
O procedimento é o mesmo dos anteriores. Você deve ferver a água e deixar a planta em repouso por 10 minutos. Após isso, coe e deixe esfriar. Assim, você poderá tomar esse chá até 3 vezes durante o dia. Atenção! Devido às suas propriedades, esse chá pode ser usado apenas por 7 dias seguidos. Pois, pode causar perda de minerais importantes. Vale lembrar que mulheres grávidas ou que estão em amamentação não devem ingerir.
Chá de hibisco:
Esse também é um chá diurético potente! Para preparar você precisará de:
2 colheres de sopa cheias das flores de hibisco (devem estar secas)
1 litro de água
Para preparar você terá que esquentar a água, mas não a deixe ferver. Quando estiver próximo da fervura, retire do fogo e adicione as flores. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos e deixe o recipiente bem fechado. Depois, coe e beba durante o dia.
Cuidados com chás diuréticos
É importante que antes de usar qualquer chá você procure um profissional com conhecimentos em plantas medicinais. Pois, é ideal que não sejam utilizados por quem já usa medicamentos diuréticos. Além disso, evite seu uso por mais de sete dias devido ao risco de desequilíbrio mineral.
Sendo assim, se você está precisando desinchar para aliviar a tensão corporal, e já consultou um profissional para saber sobre a segurança da planta q está consumindo, use essas diquinhas ao seu favor.