O Crédito Imobiliário Caixa refere-se a um tipo de financiamento oferecido pela Caixa Econômica Federal, que é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Esse tipo de crédito é projetado para ajudar os clientes a adquirirem imóveis, como casas ou apartamentos, por meio de empréstimos específicos para esse fim.
O Crédito Imobiliário Caixa é muitas vezes utilizado para a compra de imóveis residenciais. Além disso, a Caixa oferece diversas opções de financiamento, incluindo o Programa Minha Casa, Minha Vida, que visa tornar a aquisição de imóveis mais acessível para a população de baixa renda.
Os detalhes específicos do Crédito Imobiliário Caixa, como as taxas de juros, os prazos de pagamento e os requisitos de elegibilidade, podem variar ao longo do tempo e de acordo com as políticas e programas em vigor.
Portanto, é aconselhável entrar em contato com a Caixa ou visitar o site oficial da instituição para obter informações atualizadas sobre as opções de crédito imobiliário que eles oferecem. Confira mais informações abaixo!
Crédito Imobiliário Caixa para financiamento de imóveis
Se você está planejando a aquisição de um imóvel, seja ele novo ou usado, a Caixa Econômica Federal oferece a linha de crédito habitacional perfeita para você, com um prazo de pagamento de até 35 anos! Assim, a Caixa realiza uma avaliação do imóvel e das condições de pagamento. Dependendo da modalidade do financiamento, você pode escolher a opção de carência antes de começar a amortizar o saldo devedor.
Durante esse período, você pagará somente os prêmios de seguro MIP (Morte e Invalidez Permanente) e DFI (Danos Físicos ao Imóvel), além da tarifa de administração mensal do contrato, se a contratação ocorrer no âmbito do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Assim, a atualização monetária, os juros e a amortização, que são suspensos durante a fase de carência, serão incorporados ao saldo devedor do contrato.
Dessa forma, a parcela do financiamento pode corresponder a até 30% da sua renda familiar bruta, e você pode utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.
Leia também: Governo federal já divulgou o calendário do Pis/Pasep para 2024? Confira
Realize uma simulação
Ao efetuar uma simulação, você terá acesso a todas as opções de crédito habitacional disponíveis para você. Além disso, poderá visualizar detalhadamente as prestações, calcular o valor da entrada e verificar o uso do FGTS. Para fazer a simulação, clique aqui.
Observação: para obter o valor total da prestação, é necessário somar o fator de correção.
Baixe o aplicativo Habitação
Agora, todos os serviços relacionados ao seu contrato estão ao alcance de suas mãos. Assim, com o aplicativo, você pode acompanhar o seu financiamento imobiliário, utilizar o crédito Real Fácil e realizar a manutenção dos contratos sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Tudo isso, diretamente do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Aproveite o seu FGTS
O crédito habitacional da CAIXA opera sob o Sistema Financeiro de Habitação – SFH, com o imóvel servindo como garantia do empréstimo por meio da alienação fiduciária.
Então, você tem a possibilidade de utilizar o FGTS para reduzir o saldo devedor e efetuar o pagamento de parte das prestações na modalidade de Construção. Dessa forma, em operações de Reforma, o FGTS pode ser utilizado para amortização, quitação ou pagamento parcial das prestações. Além disso, uma das condições é que o trabalhador tenha um mínimo de 3 anos de carteira assinada.
Leia também: OPORTUNIDADE: Estado de São Paulo tem mais de 18 mil vagas de emprego abertas
Crédito Imobiliário Caixa para construção ou reforma
Esta é a linha de crédito perfeita para você nas seguintes situações:
- Se já possui um terreno e deseja construir a casa dos seus sonhos.
- Se tem o desejo de adquirir um terreno para a construção da sua tão desejada casa.
- Se pretende realizar reformas em seu imóvel.
Assim, você tem a possibilidade de financiar até 80% dos custos de construção ou reforma da sua propriedade. Além disso, é importante observar que esse tipo de financiamento está disponível apenas para pessoas físicas e destina-se à construção ou reforma de imóveis residenciais para uso próprio.
Assim, não é permitido usar essa linha de crédito para a construção de empreendimentos com fins comerciais.
Benefícios desta linha de crédito:
- Financiamento de até 80% dos custos de construção ou reforma, com prazo de pagamento estendido de até 35 anos.
- Possibilidade de utilizar o FGTS para amortizar e pagar uma parte das prestações.
- Flexibilidade para usar o financiamento tanto na construção em seu terreno próprio quanto na aquisição de um terreno e na construção da sua residência.
- Opção de incluir no financiamento melhorias sustentáveis para sua casa, como sistemas de aquecimento solar e geração de energia renovável. Dessa forma, proporcionando economia nas contas e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Leia também: Pagamento do Bolsa Família terá início na próxima semana; confira a data em que receberá o seu benefício
Processo de Contratação e Liberação do Crédito
- Simulação. Inicie sua jornada fazendo uma simulação. Escolha as condições que melhor se adequam às suas necessidades e solicite o financiamento por meio do App Habitação, em um Correspondente CAIXA Aqui ou em uma Agência da CAIXA.
- Análise da Proposta. Reúna a documentação necessária e entregue à CAIXA. A instituição realizará a análise dos documentos, do crédito solicitado, além de realizar vistorias e avaliações do imóvel e do terreno. Assim, é nesse estágio que a linha de financiamento mais apropriada para você será determinada.
- Assinatura do Contrato. Após a conclusão das análises e avaliações pela CAIXA, é o momento de você assinar o contrato na agência.
- Acompanhamento da Obra. A CAIXA efetua vistorias para acompanhar o progresso da obra. Então, o crédito é liberado de acordo com a execução das etapas de construção previstas no cronograma, que é declarado pelo cliente em conjunto com o profissional responsável pela execução da obra. Assim, a apresentação do habite-se e a averbação na matrícula do imóvel são passos obrigatórios que indicam a conclusão da obra e permitem o início da amortização do financiamento.
Requisitos
- Crédito: Aprovação do financiamento e demais análises de acordo com as condições estabelecidas pela CAIXA.
- Projeto: Aprovação pelo órgão competente do projeto de construção ou reforma, bem como a conformidade com os requisitos mínimos definidos pela CAIXA e pelos Programas Habitacionais, quando aplicável.
- Responsável Técnico: O cliente é obrigado a contratar um profissional com formação em Arquitetura ou Engenharia Civil, que terá a responsabilidade pela elaboração dos projetos, execução da obra e conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras, regulamentos municipais e demais normas aplicáveis. Dessa forma, o cliente, em conjunto com o profissional encarregado da execução da obra, deve fornecer as informações sobre o progresso da construção à CAIXA e garantir o cumprimento do cronograma estabelecido no contrato.