A 6ª parcela do auxílio emergencial 2021 será paga agora em setembro aos grupos beneficiários. No entanto, nem todas as pessoas poderão receber a nova parcela que corresponde ao segundo ciclo de repasses pós prorrogação.
Assim sendo, confira todas as informações acerca do assunto e saiba quem tem direito de receber a 6ª penúltima parcela do benefício.
Quem vai receber a 6ª parcela do auxílio emergencial 2021
O pagamento do auxílio emergencial 2021 que ocorre em setembro é destinado ao público mais prejudicado pela pandemia do novo coronavírus.
Tendo isso em vista, vão receber a segunda parcela extra todos os beneficiários que receberam as parcelas anteriores e que atendem ao regulamento do programa.
Entretanto, ter recebido as parcelas anteriores não é requisito que garante o recebimento das demais parcelas, pois o pagamento está condicionado ao cumprimento dos critérios de participação. Assim, se o beneficiário não atende ao regulamento, tem o beneficio cancelado.
Isso porque a cada novo mês de pagamento, a Dataprev verifica os dados cadastrais de todos os inscritos e cruza as informações com outros órgãos, com o objetivo de barrar pagamentos irregulares e beneficiários que não tenham mais direito ao recebimento.
Dito isso, os critérios que impedem o recebimento da 6ª parcela do auxílio emergencial 2021 são os seguintes:
- trabalhar de carteira assinada durante o pagamento do auxílio;
- ser de classe média;
- receber o seguro-desemprego durante o pagamento do auxílio;
- receber aposentadoria durante o pagamento do auxílio;
- ter membro da família recebendo o benefício;
- receber pensão;
- ter sido preso;
- ser militar.
Portanto, beneficiários que tiverem o programa interrompido por esses motivos, não terão como recorrer do resultado negativo, pois não se encaixam mais no regulamento.
Haverá novas inscrições?
Não. Para o pagamento das parcelas extras não haverá novas inscrições, de modo semelhante a como ocorreu no início do ciclo 2021, uma vez que o governo utilizou o cadastro de quem se inscreveu no programa em 2020.
Além disso, tinham direito de receber o auxílio, pessoas que receberam o auxílio emergencial residual em dezembro do ano passado e que cumpriam todas as exigências de participação.
Dessa forma, o pagamento da segunda parcela extra do auxílio emergencial 2021 começa nesse mês, o repasse da sétima e última será em outubro de acordo com os calendários.
Veja ainda: Quando sai a 6ª parcela do auxílio emergencial 2021? Confira agora mesmo
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.