Trabalhar por conta própria nem sempre é uma tarefa fácil. E 2020 mostrou que esse fato é verdadeiro. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), esses trabalhadores sofreram mais do que os outros nesta pandemia.
Segundo os dados, quem trabalha por conta própria está recebendo agora em média 83,2% do que costumava receber antes da pandemia. Você pode até pensar que essa é uma taxa percentual alta. Mas não vai continuar achando se compararmos com outros grupos.
Ainda de acordo com a pesquisa, no geral a média é muito mais alta. Fica portanto na casa dos 92%. Isso se considerando todos os trabalhadores, ou seja, é um número muito mais alto do que a gente vê no primeiro grupo.
A diferença fica ainda maior quando a gente compara com os trabalhadores com carteira de trabalho e os servidores públicos. Nesse caso, os dois estão recebendo em média 96% do que recebiam antes do período pandêmico.
Como se sabe, esses servidores e trabalhadores com assinatura na carteira possuem uma coisa que os empregados por conta própria não tem: segurança. Dessa forma, mesmo em um momento de pandemia, eles conseguem se manter ganhando o que ganhavam antes sem maiores reduções.
Conta própria
Ainda de acordo com a pesquisa do IPEA, pessoas de baixa renda estão agora ganhando mais do que ganhavam antes da pandemia. Isso acontece basicamente por causa do Auxílio Emergencial. Em alguns casos esse aumento atinge a marca dos 32%.
Mas a tendência é que o Auxílio acabe neste final de ano. Agora, o Governo está trabalhando na possibilidade de abraçar esses brasileiros que ficarão sem nenhum tipo de renda a partir de janeiro de 2021, quando o auxílio não deverá mais existir.