Em agosto, a 5ª parcela do auxílio emergencial será repassada para os beneficiários. No entanto, não são todos os inscritos que poderão ter acesso ao benefício.
Isso porque a Dataprev faz avaliações mensais dos dados cadastrais de todos os participantes. Desse modo, alguns pontos são decisivos para excluir o beneficiário da folha de pagamento do programa.
Tendo isso em vista, confira quem não poderá receber a primeira parcela extra relativa à prorrogação do auxílio emergencial 2021.
Quem vai receber a 5ª parcela do auxílio emergencial?
Todos os beneficiários que continuarem elegíveis ao programa; ou seja, aqueles que continuam atendendo a todos os critérios de participação, sem exceção.
Dessa forma, caso a Dataprev verifique alguma informação irregular e destoante do que estabelece o regulamento do benefício, o beneficiário tem a parcela bloqueada.
A empresa tecnológica, parceira do governo, cruza as informações dos inscritos em vários órgãos para verificar se o indivíduo realmente atende às regras. Assim sendo, para receber a 5ª parcela o beneficiário deve atender aos seguintes critérios:
- não trabalhar de carteira assinada;
- não ser de classe média;
- não receber o seguro-desemprego;
- não receber aposentadoria;
- não ter membro da família recebendo o benefício;
- não receber pensão;
- não ter sido preso;
- não ser militar.
Portanto, as parcelas extras serão pagas aos inscritos que atendem ao regulamento, sem que haja nenhuma alteração no status social e trabalhista do participante.
Para verificar se a parcela será paga, o interessado pode consultar a Dataprev.
Como verificar a situação do benefício
Basta acessar o site da Dataprev e conferir o resultado individual. Caso o sistema informe que o beneficiário é elegível, significa que o pagamento do auxílio será feito, mas caso esteja inelegível, significa que a parcela não será repassada.
Nesse último caso, o beneficiário poderá contestar o resultado quando a Dataprev abrir um novo prazo para contestação.
Quando isso acontecer, o interessado deverá verificar qual o critério deixou de atender, regularizar a sua situação e somente após o procedimento, efetuar a contestação.
É importante regularizar o motivo que levou ao bloqueio antes de pedir uma nova análise cadastral por um motivo óbvio; após solicitar a contestação, a Dataprev faz uma nova análise na inscrição, caso não tenha feito a correção nas informações, o sistema fará a mesma interpretação e recusará novamente o benefício.
Veja ainda: Calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial 2021; confira novidades
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