Hoje nós vamos passar algumas informações para que você saiba se quem tem tendinite pode se aposentar pelo INSS. A tendinite é um dos principais problemas de saúde que afeta a população brasileira trabalhadora, especialmente os que têm atividades laborais que exigem esforço repetitivo, como é o caso de digitadores, operários de linha de produção, entre outros.
Diante dessas limitações, muitas pessoas com tendinite questionam se têm direito à aposentadoria do INSS, já que essa enfermidade pode inviabilizar o trabalho.
Buscando ajudar você a entender melhor esse assunto, passaremos algumas informações para esclarecer quais são as regras e critérios que o INSS estabelece para conceder a aposentadoria por invalidez em casos de tendinite e como é possível comprovar a doença para obter o benefício. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quem tem tendinite pode se aposentar pelo INSS?
A tendinite é uma condição que acomete diversas categorias profissionais, como operários, digitadores e atletas, dentre outros. Caracterizada pela inflamação dos tendões, pode limitar as atividades diárias e impedir o desempenho de certas funções laborais.
Por causa da gravidade é comum surgir o questionamento se quem tem tendinite pode se aposentar pelo INSS, e a resposta para essa questão é que depende, pois a aposentadoria por invalidez é concedida somente quando o segurado está incapacitado para o trabalho.
Para que a tendinite seja considerada incapacitante, é preciso que a doença esteja em estágio avançado e que tenha fracassado todo tratamento médico disponível. Dessa forma, o acompanhamento médico e o cumprimento correto dos protocolos terapêuticos são essenciais para que o segurado possa ter a chance de requerer a aposentadoria por invalidez.
Como solicitar aposentadoria por invalidez no INSS?
A aposentadoria por invalidez é um benefício destinado aos trabalhadores que, por doença ou acidente, ficam incapacitados para atuar em sua profissão. É um direito assegurado pela Previdência Social, e para solicitar a aposentadoria por invalidez no INSS, é necessário seguir uma série de passos.
Primeiramente, é importante que o trabalhador passe por perícia médica no INSS. Para isso, é preciso que um médico do órgão avalie o estado de saúde do trabalhador e ateste sua incapacidade. O agendamento da perícia deve acontecer por telefone ou pela internet, através do site do INSS.
Na data marcada para a perícia, o trabalhador deve comparecer ao local indicado, munido de seus documentos pessoais e de toda a documentação médica que comprove sua incapacidade. É importante ter em mãos exames, laudos e receitas médicas.
Após a realização da perícia, o trabalhador deve aguardar o resultado. Caso haja concessão do benefício, a aposentadoria por invalidez será mensal. Assim, caso o trabalhador não concorde com a decisão do INSS, é possível entrar com recurso, através do próprio site do órgão. É importante lembrar que, para manter o benefício, será necessário passar por avaliações médicas periódicas.
Então, agora que você já sabe se quem tem tendinite pode se aposentar pelo INSS, é só seguir os passos e aguardar o benefício!