O café é uma bebida muito popular e diversas pessoas pelo mundo ingerem café todos os dias. Por causa disso, a sua utilização diária faz surgir muitas dúvidas sobre seu consumo. Sobretudo, entre as pessoas que possuem problemas de saúde, como pressão alta. Então, confira se quem tem pressão alta pode tomar café todo dia.
Muitas pessoas acreditam que a cafeína é a principal substância envolvida em aumentar a pressão. Assim, diversos consumidores investem em bebidas sem cafeína. Porém, é visto que quando ela é ingerida sozinha, o efeito de pressão alta não acontece de forma intensa. Logo, é possível que outras substâncias ajudem nesse papel.
Café aumenta a pressão?
As substâncias do café fazem os vasos sanguíneos do nosso corpo contrair. Por causa disso, há um efeito de compensação pelo coração que terá que fazer mais força. Pois agora terá um caminho mais difícil para o sangue passar. Acredita-se que esse efeito aconteça por causa da inibição de uma enzima do nosso corpo. Isto é, a adenosina, que faz o vaso sanguíneo dilatar.
Além disso, a forma como o café é feito também pode ter influência. Dessa forma, o café que é feito com filtro tem menos efeito sobre a pressão do que aquele que é fervido. Portanto, já é do conhecimento científico as propriedades dessa bebida em aumentar a pressão arterial.
Todavia, observou-se que o fato de beber café todos os dias gera um processo de adaptação do corpo. Desse modo, quem bebe café todos os dias a longo prazo pode ser tolerante ao efeito de aumento da pressão. No entanto, essa tolerância não é completa, mas parcial. De qualquer modo, alguns estudos afirmam que quem tem pressão alta pode beber café todos os dias.
Pois, não existe uma relação evidente entre seu consumo e a hipertensão. Até mesmo em um estudo viu-se que o café pode ter um efeito protetor em idosos de mais de 65 anos com pressão alta. Por outro lado, esse “efeito protetor” não foi visto nos demais participantes do estudo.
Quanto e como beber café?
De qualquer forma, tudo tem um limite. Portanto, é preciso que a ingestão de café seja moderada para que não haja outros efeitos. Dessa forma, recomenda-se que todos os indivíduos com pressão alta consumam no máximo 2 a 3 xícaras por dia.
Ou seja, aproximadamente 720 ml de café no máximo. É importante ressaltar que quem para de tomar café pode reduzir sua pressão. Ou seja, nos mesmos estudos, os participantes que não tomaram café reduziram os níveis da pressão arterial.
Logo, para quem deseja controlar a sua pressão alta, a abstinência ao café poderá ajudar. Mas, se você escolher retirar o café da sua vida, não deve fazer de forma rápida. Ou seja, terá que retirar aos poucos.
Por fim, cafés que possuem grandes quantidades de açúcar devem ser evitados. Por exemplo, capuchinhos com chantilly e leite condensado. Pois, esses alimentos interferem na formação de placas de gordura no sangue. Esse problema, para quem tem pressão alta, é um fator de risco para desenvolver acidentes vasculares. Por exemplo, Diabetes, AVC e infarto.
Assim, prefira os cafés puros sem açúcar ou com adoçante. Além disso, dê preferência para o consumo de café durante o início do dia até a tarde. Dessa maneira, você evitará os efeitos indesejados do café, como a insônia.