Esse mal que atinge muitas mulheres e que nem sempre costuma ser detectado como deveria pode gerar uma questão muito intrigante que é a gravidez. Afinal, quem tem ovário policístico pode engravidar? A resposta é sim, mas vamos entender alguns cuidados que são necessários logo abaixo. Confira:
Será que mulheres com ovário policístico podem engravidar?
Para entender se quem tem ovário policístico pode engravidar é preciso entender melhor essa doença que atinge muitas mulheres que, por falta de conhecimento, não buscam tratamento. Chama-se também de SOMP ou somente SOP, essa síndrome dos ovários micro-policísticos pode ser tratada.
Muitas vezes, esses ovários policísticos não permitem que as mulheres tenham as mesmas chances que outras para engravidar sem essa doença. No entanto, saiba que quem tem ovário policístico pode engravidar sim, desde que haja alguns cuidados e, pensando nisso, vamos falar abaixo sobre o tratamento. Veja mais:
Tratamento de ovário policístico para mulher engravidar
Um dos tratamentos mais novos da medicina para ovário policístico consiste em um produto à base de mio-inositol, um tipo de vitamina muito eficaz. Desse modo, retoma-se a fertilidade e a gravidez acontece com mais facilidade. Por isso, a ingestão dessa vitamina é ideal para regular o ciclo menstrual das mulheres que pretendem engravidar.
Além disso, nem todas as mulheres que possuem ovário policístico vão apresentar dificuldades para engravidar, mas caso tenham ciclos irregulares, saiba que é preciso buscar o tratamento com o ginecologista. Afinal, a indução da ovulação pode ser necessária em alguns casos.
Esse tratamento voltado para induzir seu corpo a produzir óvulos novamente consiste em aplicação de medicamentos e acompanhamento por meio de ultrassonografia dos ciclos associado ainda às relações sexuais programadas anteriormente.
No entanto, é preciso ter atenção para um outro fator de infertilidade que se associa ao ovário policístico como problemas na tuba uterina ou até mesmo fatores genéticos masculinos. Por causa de tudo isso, é importante procurar um médico especializado para avaliar a possibilidade de um tratamento especial como inseminação artificial ou fertilização in vitro.
Outros problemas do ovário policístico
Não podemos deixar de falar de outros problemas que envolvem mulheres que possuem ovário policístico, afinal, essas pessoas têm maiores chances de contrair diabetes, pressão alta ou obesidade. Desse modo, alguns cuidados como a dieta saudável e atividades físicas podem ser importantes para quem deseja ter uma gravidez saudável.
Afinal, os riscos de pressão alta e diabetes na gravidez são severos e podem causar até mesmo eclâmpsia em casos mais graves. Por isso, caso tenha ovário policístico, saiba que é preciso manter uma alimentação saudável e uma rotina de vida adequada.
Pois, quem tem ovário policístico pode engravidar, mas os riscos são maiores em relação às mulheres que não têm esse problema de saúde. Por isso, todo cuidado é pouco tanto para a mamãe quanto para a formação do feto e desenvolvimento do bebê.
Então, assim, se estiver com ovário policístico e está pensado engravidar procure um médico imediatamente para orientação.