O auxílio-doença do INSS é um benefício previdenciário que tem como objetivo prover uma fonte de renda para trabalhadores que estejam temporariamente incapacitados de exercer suas atividades laborais devido a uma doença ou acidente. Dentre as diversas doenças que podem levar ao direito a este benefício, está o HIV.
Assim sendo, separamos algumas das principais informações para que você saiba tudo sobre esse assunto e possa correr atrás dos direitos, caso você ou alguém que você conheça precise.
Acompanhe a leitura até o final e confira.
O que é o HIV?
Primeiramente, antes de saber se quem tem HIV pode receber o auxílio-doença do INSS, é importante entender do que se trata essa enfermidade.
Desse modo, o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo, deixando-o mais suscetível a infecções e doenças graves.
Ademais, a forma mais comum de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados.
Como o HIV afeta a vida da pessoa?
Uma pessoa com o vírus HIV pode levar uma vida normal desde que esteja sob cuidados médicos adequados. No entanto, é comum que ela enfrente períodos de fragilidade e necessite se afastar temporariamente de suas atividades devido a complicações de saúde decorrentes do vírus.
Quem tem HIV pode receber o auxílio-doença do INSS?
Muitos trabalhadores portadores dessa enfermidade têm dúvidas sobre se quem tem HIV pode receber o auxílio-doença do INSS. Portanto, a resposta para essa pergunta é positiva. Ou seja, os portadores dessa doença podem sim solicitar o auxílio-doença junto ao INSS.
No entanto, é importante ressaltar que o órgão somente concederá o benefício se o portador comprovar a incapacidade temporária para o trabalho devido a doença. Isso ocorre porque esse benefício destina-se exclusivamente para os trabalhadores que estão incapacitados para exercer suas atividades laborais.
Como comprovar a incapacidade para o trabalho?
Ademais, para solicitar o auxílio-doença, o portador de HIV precisará apresentar exames e laudos médicos que comprovem a sua condição de saúde e a incapacidade temporária para o trabalho.
Além disso, é fundamental seguir todas as orientações do médico e realizar os tratamentos necessários para o controle do vírus, a fim de melhorar as condições de saúde.
Como dar entrada no pedido de auxílio-doença?
Os trabalhadores portadores de HIV podem dar entrada no pedido de auxílio-doença através da plataformas de atendimento do INSS. Como o site, telefone 135 ou aplicativo Meu INSS.
Para isso, será necessário preencher informações pessoais, anexar documentos comprobatórios e agendar uma perícia médica.
Quais são os direitos da pessoa com HIV além do auxílio-doença?
Por fim, além do auxílio-doença, quem tem HIV tem direito a outros benefícios previdenciários, tais como:
- A aposentadoria por invalidez;
- O Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Desse modo, é importante buscar informações atualizadas junto ao INSS para conhecer todos os direitos e garantias disponíveis.
Além disso, vale lembrar da importância de um acompanhamento médico adequado, que auxilie no controle da doença e na melhoria da qualidade de vida do paciente.
Agora que você já sabe se quem tem HIV pode receber o auxílio-doença do INSS, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!