O que mais se vê hoje em dia, é postagens nas redes sociais com uma série de mensagens sobre a aposentadoria por invalidez disseminadas de maneira equivocada. Nesse sentido, houve uma suposta notícia recentemente que dizia que quem tem diabetes, depressão ou hérnia de disco conseguiria esse tipo de aposentadoria devido ao diagnóstico.
A partir desse cenário, o INSS se manifestou comunicando às pessoas sobre a inverdade por trás dessa mensagem. Isso, pois, não há uma lista de doenças que garantem a aposentadoria. Afinal, o beneficiário sempre deverá passar por uma perícia para que seja avaliada a situação caso a caso.
Pensando nisso, você poderá compreender melhor esse assunto a seguir e tirar todas as suas dúvidas. Saiba mais!
Afinal de contas, quem tem hérnia de disco, diabetes e depressão pode receber pensão por invalidez?
Antes de mais nada, a verdade é que a resposta para essa pergunta depende de um fator crucial, a avaliação feita durante o exame médico do INSS.
Isso significa que as pessoas que têm depressão podem sim ter direito a aposentadoria por invalidez. No entanto, isso não significa que a doença em si seja um pré-requisito para garantir a aposentadoria por invalidez.
Em outras palavras, há pessoas diagnosticadas com depressão que ainda se sentem confortáveis e aptas para o trabalho, enquanto outras podem ter condições mais graves que as impedem de trabalhar.
Isso nos dá pistas de que não existe uma lista de doenças que permitiriam a aposentadoria. São feitas análises de cada pessoa para verificar se ela tem ou não condições de trabalhar.
Diante disso, se o médico constatar que determinado cidadão com hérnia de disco, diabetes ou depressão já não está em condições de trabalhar, poderá então emitir um laudo que lhe permitirá posteriormente aposentar-se por invalidez.
A ideia de que apenas um diagnóstico pode garantir a aposentadoria é, portanto, falsa. Até porque há muitas pessoas com esses diagnósticos que continuam trabalhando em várias áreas sem problemas.
Por isso é sempre importante agendar um profissional e conversar com um médico para avaliar o seu caso.
Entenda de uma vez por todas como solicitar aposentadoria ou o auxílio-doença do INSS
Acima de tudo, se você acredita que sua condição de saúde o impede de trabalhar, você deve solicitar primeiramente, o auxílio-doença do INSS. Posteriormente, poderá solicitar a aposentadoria por invalidez por meio do aplicativo Meu INSS. Para isso, confira o passo a passo:
- Primeiramente, baixe o aplicativo Meu INSS e instale-o em seu celular;
- Em seguida, abra o aplicativo e faça o login ou cadastre-se;
- Após o login efetivo, você deve ir para “Novo Pedido”;
- Solicite o atendimento que deseja, neste caso solicite perícia médica para afastamento do trabalho;
- Acompanhe o processo direto no aplicativo e, mediante solicitação, planeje a data e a unidade do INSS para onde irá;
- Está feito! Agora, você deve apenas comparecer a um exame profissional e conversar sobre sua situação com um médico para que ele possa avaliar sua saúde.
Após o exame, o médico pode avaliar sua incapacidade para o trabalho temporariamente, isso, enfim, lhe concederá o auxílio-doença. Caso seja permanente, resultará na aposentadoria por invalidez.