Milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, têm direito a um documento que promove inúmeros benefícios. Essa “carteira de identidade jovem” visa facilitar o acesso de jovens de baixa renda a atividades culturais, entre outras coisas. Mas afinal, quem tem direito ao ID Jovem?
Se essa é sua dúvida, não se preocupe! Aqui você vai entender quem tem direito a esses benefícios. Além disso, vai aprender como solicitar esse documento, e aproveitar todas as vantagens que ele pode trazer. Confira!
AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA: Data de pagamento do auxílio já foi definida?
Afinal, o que é o ID Jovem?
O ID Jovem é um documento emitido pela Secretaria Nacional da Juventude, que visa facilitar o acesso de jovens brasileiros a atividades culturais e esportivas, por meio do benefício de meia-entrada. Além disso, desde outubro de 2015, promove também vagas gratuitas e descontos em viagens interestaduais no sistema de transporte coletivo.
Sendo assim, essa identidade permite aos jovens participarem de diversos eventos culturais, bem como viajar para diferentes estados do país gratuitamente ou com um belo desconto. Como podemos perceber, essa iniciativa foi feita para promover os direitos dos jovens, no que diz respeito ao acesso aos serviços culturais, à identidade cultural, à diversidade cultural e à memória social.
DÉCIMO TERCEIRO salário vai ser ANTECIPADO? Veja a data de pagamento em 2023
Quem tem direito ao ID Jovem?
Com todas essas vantagens, é claro que todo mundo deseja ter acesso a esse documento. Desde a implementação do projeto, já foram emitidas mais de 3,2 milhões de carteirinhas! Entretanto, é necessário conferir se a pessoa em questão preenche os requisitos para obter o ID Jovem.
O benefício foi pensado para auxiliar jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 29 anos, que possuem renda familiar de até dois salários mínimos. Porém, além disso, um outro requisito fundamental para obtenção do ID Jovem é o cadastro no CadÚnico.
ÓTIMA NOTÍCIA para aposentados e pensionistas do INSS
O que é o CadÚnico?
O CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal) é um sistema que identifica famílias de baixa renda no Brasil. Esse cadastro conta com diversas informações sobre a renda e outras condições da famílias pertencentes à essa realidade socioeconômica.
Com o CadÚnico, o governo fica por dentro de informações como: composição do núcleo familiar, detalhes habitacionais (condições de moradia e condições do domicílio) e também as formas com que essa família tem acesso aos serviços públicos.
Esse cadastro é coordenado pelo Ministério da Cidadania (No Distrito Federal, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social). Ter esse cadastro é obrigatório para o acesso a diversos benefícios do governo, tais como:
- Programa Bolsa Família;
- Tarifa Social de energia elétrica;
- Tarifa Social de água;
- Carteira do Idoso;
- Isenção de taxas em concursos públicos;
- Telefone Social;
- Aposentadoria para indivíduos sem renda fixa no trabalho doméstico.
Além disso, o Cadastro Único também é essencial para a obtenção do ID Jovem! Sendo assim, é muito importante ter em mente que esse cadastro é o primeiro passo para obtenção do documento, e que sem ele, o processo não vai para a frente!
Podem se cadastrar no CadÚnico famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, com renda total de até três salários mínimos ou famílias com renda maior de três salários mínimos cujo cadastro está vinculado a programas sociais do governo.
Como se cadastrar no CAD Único?
Para realizar o seu Cadastro Único, basta se dirigir a uma unidade do CREAS, centro popular e unidades de acolhimento da sua cidade (No Distrito Federal, se dirigir ao CRAS ou unidades Na Hora) munido dos seguintes documentos:
- CPF ou Título de Eleitor para o requerente;
- CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho ou Título de eleitor para cada membro da família;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula para crianças e adolescentes, se for o caso.
Importante: Tenha em mente de que, para emitir o seu ID Jovem, é necessário aguardar pelo menos 45 dias depois de ter feito o Cadastro Único. Sendo assim, se programe de uma maneira que essa espera não prejudique você!
Para quem tem direito ao ID Jovem: Como solicitar?
Agora que você já sabe quem tem direito ao ID Jovem, deve estar se perguntando como fazer para solicitar esse documento. Para recapitular as exigências: você precisa estar com o seu cadastro no CAD Único atualizado, ter entre 15 e 29 anos, e possuir uma renda familiar de até dois salários mínimos.
O primeiro passo nesse procedimento, é acessar o site do benefício (clique aqui). Nessa página, você deverá preencher seus dados do CadÚnico, exatamente como eles estão dispostos nesse cadastro. É muito importante para a validação do seu requerimento que seus dados estejam preenchidos de maneira idêntica a encontrada no seu Cadastro Único!
O sistema vai conferir seus dados e dar continuidade ao processo, e assim, emitir a sua carteira de identidade jovem! Outra opção é fazer o processo pelo aplicativo, baixando no seu celular e seguindo um procedimento bem parecido com o do site. Em adição, você pode ainda se dirigir pessoalmente até o CRAS da sua cidade e solicitar o seu ID Jovem por lá.
Se aprovada, enquanto o seu documento físico não chega, você receberá uma carteirinha virtual com validade de 180 dias. Uma vez que esteja com a carteirinha em mãos, deve entrar novamente no site ou aplicativo para fazer a sua validação.
Esse é um procedimento muito simples. Você vai apenas digitar a sequência de letras e números encontradas abaixo do QR Code da sua carteirinha, e assim, validar a mesma. A partir de então, ela estará pronta para ser utilizada! Aproveite!
A ID Jovem é um documento muito interessante, que promove a inclusão e acesso a cultura para milhões de jovens brasileiros. Além disso, é um documento relativamente simples de se obter, e que traz muitas vantagens.
Se você já entendeu quem tem direto ao ID Jovem, e é uma dessas pessoas, acesse o site do ID Jovem e garanta a sua carteirinha, clicando aqui! Aproveite esse beneficio do governo para pagar meia entrada em diversos eventos culturais e esportivos, bem como ter a possibilidade de viajar para fora do seu estado gratuitamente!