Usuários de telefones do sistema Android identificaram um novo vírus que ataca exclusivamente as transações financeiras no aplicativo do Nubank. Além do roxinho, os aplicativos do PagBank e do Banco Inter são afetados pelo problema. O nome do vírus é GoatRAT.
Na prática, o vírus faz transações financeiras em nome do cliente sem prévia autorização. Dessa forma, há a perda de valores sem que o usuário possa fazer nada. Por isso, é importante se prevenir desse novo tipo de golpe financeiro para proteger o seu saldo bancário. Neste texto, vamos mostrar como fazer isso da forma correta.
Como funciona o vírus GoatRAT?
Segundo especialistas, o vírus GoatRAT está incluso na categoria de Android Banking Trojans. Esse tipo de vírus executa ações no aparelho sem que o usuário perceba ou possa fazer algo. Além disso, eles capturam dados privados em transferências financeiras através de contas digitais e aplicativos de bancos. A descoberta foi da Cyble Research & Intelligence Labs, uma empresa especializada no assunto.
Dessa forma, após o vírus entrar no aparelho, um programa é utilizado para instalar o malware no dispositivo. Quando essa instalação é concluída, o vírus está pronto para atacar os seus aplicativos de banco. No Brasil, Nubank, Banco Inter e PagBank são as instituições mais afetadas pelo problema. Isso porque, ao ter acesso aos aplicativos, o vírus GoatRAT faz transferências via Pix e também investimentos não rastreáveis.
Apesar da existência do vírus, ele ainda não chegou com força no Brasil e, por isso, os brasileiros precisam tomar cuidado. Na prática, o vírus pode roubar todo o dinheiro da sua conta do Nubank para uma conta de outras pessoas, que são os criminosos que fazem esse tipo de produto.
Não perca: CAIXA anuncia MUDANÇAS e usuários precisam ficar atentos para não serem pegos de surpresa
Como se proteger do golpe no Nubank?
As dicas para se proteger do GoatRAT servem tanto para o Nubank, quanto para o PagBank e para o Banco Inter. Isso porque ainda não existe uma ferramenta que combata exclusivamente esse novo vírus rastreado.
Por isso, especialistas dizem que o ideal é que os usuários do smartphone usem o celular com responsabilidade. Além disso, a dica é nunca baixar programas que auxiliem em aplicativos de banco, como promessas de facilitar o seu uso. Isso porque esses programas, que não são feitos pela equipe do Nubank ou dos outros bancos, são maldosos e buscam roubar os seus dados pessoais.
Por isso, tenha apenas o aplicativo do Nubank ou do banco que você usa. Além disso, ative todas as funcionalidades de segurança para evitar que haja o login na sua conta. Em caso de suspeita de movimentações não autorizadas por você, a orientação é pedir o bloqueio imediato da conta e entrar em contato com a equipe de segurança da plataforma do seu banco.
Veja também: CUIDADO se você tem conta na Méliuz