Hoje nós vamos passar algumas informações, pois quem tem consignado INSS pode comemorar com esta grande novidade.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo muito utilizada por pessoas que recebem aposentadoria ou pensão do INSS, e por causa da facilidade na forma de pagamento e dos juros mais baixos, muitos beneficiários optam por este tipo de crédito.
No entanto, algumas modificações feitas recentemente no consignado do INSS podem deixar os contribuintes bastante animados.
Para que você saiba de tudo sobre essas modificações e saiba como elas vão funcionar, nós reunimos algumas das principais informações para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para saber de tudo sobre a grande novidade do consignado INSS.
Grande novidade no consignado do INSS: veja detalhes
Algumas notícias recentes deixaram os beneficiários do INSS animados. Pois, o Conselho Nacional da Previdência Social, o CNPS, exigiu do Instituto Nacional de Seguro Social uma transparência maior no crédito consignado. Já que muitos contribuintes alegam que o órgão não agia de maneira confiável ao conceder o empréstimo.
Além disso, a mudança em relação a transparência do empréstimo consignado do INSS também valerá para as taxas cobradas sobre o uso de cartões de crédito e cartões consignados.
Com isso, os bancos e instituições financeiras deverão fornecer maiores informações e detalhes sobre os créditos concedidos para os beneficiários do INSS, e o órgão poderá fiscalizar e localizar cobranças indevidas de juros, como por exemplo, alíquotas maiores do que o permitido.
Embora as mudanças sejam positivas, é importante que os beneficiários do INSS tenham cautela ao contratar empréstimos consignados. Essa modalidade de crédito pode se tornar uma armadilha financeira caso não seja bem utilizada. É necessário avaliar cuidadosamente as condições do empréstimo, taxas de juros, prazos de pagamento e, principalmente, se a parcela cabe no orçamento mensal.
Como evitar endividamento e problemas financeiros com empréstimos consignados?
Uma das alternativas mais eficientes para evitar o endividamento é fazer um planejamento financeiro e estabelecer prioridades para o uso do dinheiro.
É importante lembrar que o consignado não deve ser visto como um recurso para gastos supérfluos. Mas sim para situações emergenciais ou investimentos que possam gerar retorno financeiro no futuro.
Outra dica importante é ficar atento a possíveis fraudes ou golpes que ainda são comuns nesse tipo de operação. Criminosos se passam por representantes de bancos ou instituições financeiras e oferecem empréstimos consignados com condições vantajosas, mas na verdade se tratam de armadilhas para roubar os dados de aposentados e pensionistas.
Por isso, é fundamental que o beneficiário do INSS só realize operações de crédito com instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central e comprovadamente idôneas. Também é recomendável desconfiar de propostas muito vantajosas ou que exijam pagamentos antecipados para liberação do empréstimo.
Agora que você já sabe qual é a novidade no consignado do INSS que os contribuintes estão comemorando. Faça de tudo para evitar endividamento com essa modalidade de crédito. Pois, é só seguir nossas dicas e ficar de olho nos extratos bancários para evitar problemas financeiros e usufruir do seu benefício da melhor maneira possível!