O que é a angina? Quem tem angina pode fazer atividade física? Estas são as perguntas que hoje, pretendemos responde com este artigo, afinal, precisamos entender o que significa e como prevenir a angina.
O que é a angina?
A angina é o termo usado para “dor no peito” ou “dor torácica”. A explicação médica para essa dor é que quando o coração possui pouca oxigenação e nutrientes, causa a dor no peito, como se fosse um aviso para a pessoa de que algo não está bem.
A angina é um sinal clínico que precisa ser tratado, pois, ele antecede ao infarto do miocárdio. É uma dor com tempo de duração entre 2 e 10 minutos, podendo ser leve ou forte. Normalmente essa dor.
Assim, é preciso que a pessoa consulte um médico cardiologista para prescrever o melhor tratamento para a situação específica.
Qual a crença limitante para pessoas com angina não realizarem atividades físicas?
Pelo fato de que muitas doenças cardíacas causarem fraqueza muscular, cansaço e falta de ar, muitas pessoas criaram a crença de que era justamente estas atividades que estavam causando problemas cardíacos, como a angina.
Assim, o aconselhamento médico era que as pessoas deveriam fazer repouso para que suas forças fossem restabelecidas.
Mas, os estudos realizados recentemente, apontam exatamente o oposto. É preciso fazer a reabilitação cardíaca. E ela passa por uma alimentação saudável, redução de consumo de gorduras, praticar atividades físicas regulares, realizar o controle a pressão arterial e colesterol, tomar a medicação prescrita pelo médico, cuidar da saúde mental e psicológica, e ter um peso compatível com uma boa alimentação.
Quem tem angina pode fazer atividades físicas?
SIM!!!! Quem tem angina pode e deve fazer atividades físicas. Mas deve ter atenção para reabilitar o coração, para receber mais oxigênio e nutrientes. Assim, é preciso realizar estímulos físicos e ter acompanhamento médico de forma adequada, e assim, prevenir e reverter a angina.
Tratar a dor de angina necessita ir além do tratamento médico, é preciso aliar práticas diárias acertadas com atividades físicas que se voltem para a redução da dor, dando independência para a pessoa.
Mas é preciso ficar em alerta, se a pessoa tiver transpiração excessiva, falta de ar, dor ou pressão no peito, tonturas, náuseas, dor nas articulações e cansaço, deve procurar um médico e parar com os exercícios.
Saiba que ser uma pessoa portadora de angina não é significado de não realizar atividades físicas.
Ela é recomendada para recuperar a qualidade de vida, mas, é preciso ter acompanhamento médico e de um profissional para a prática de exercícios, e assim, garantir a segurança necessária para a prática de atividades físicas.
Não esqueça de procurar realizar atividades físicas personalizadas e realizadas por um profissional capacitado: neste caso é preciso potencializar os resultados e minimizar os riscos envolvidos na prática de atividades físicas.
Exceto se haja recomendação médica, a contraindicação, é não realizar atividades físicas regularmente.
Se cuide! Mantenha seu coração em dia! Trate da angina e tenha qualidade de vida!