Diante do encerramento do Auxílio Emergencial nesta sexta-feira (19) e início do Auxílio Brasil, muitos brasileiros que receberam o benefício emergencial estão em dúvida se terão direito ao novo programa social.
De acordo com as informações do Governo Federal sobre o enquadramento no Auxílio Brasil, mais de 22 milhões de brasileiros que estavam recebendo o auxílio emergencial não serão contemplados com o novo programa.
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
Segundo o Ministério da Cidadania, em novembro apenas as 14,6 milhões de famílias que já recebiam o Bolsa Família terão direito ao Auxílio Brasil.
No entanto, o Governo projeta que em dezembro será possível incluir 2,4 milhões de brasileiros que estão na lista de espera benefício, caso se tenha sucesso com a proposta da PEC dos Precatórios para viabilizar a liberação de espaço no Orçamento para tal medida.
Sendo assim, é preciso estar registrado no Cadastro Único e estar com os dados atualizados.
Vale destacar que aqueles que providenciaram a atualização do CadÚnico há menos de dois anos, não precisam fazer uma nova atualização.
Auxílio Emergencial em outubro
De acordo com o Ministério da Cidadania, em outubro, 34,4 milhões de famílias foram atendidas pelo Auxílio Emergencial.
Desse público, 25 milhões não fazem parte do público do Bolsa Família, ou seja, são trabalhadores que se inscreveram por meios digitais ou que integram o Cadastro Único.
Já o Bolsa Família contempla 14,6 milhões de famílias ao todo.
Assim sendo, com o Auxílio Brasil, o governo deve atender todo esse grupo, além de acrescentar 2,4 milhões até dezembro, chegando a um total de 17 milhões de famílias beneficiadas.
Ainda mais, mesmo que esses 2,4 milhões alcancem exclusivamente trabalhadores do público do Cadastro Único e dos meios digitais que receberam o Auxílio Emergencial, mais de 22 milhões de famílias devem deixar de receber ajuda mensal do governo a partir de novembro.
Última liberação do benefício
Nesta sexta-feira (19) ocorre oficialmente o encerramento do auxílio emergencial. Isso porque nesta data a Caixa Econômica Federal libera o saque da 7ª parcela do benefício para o último grupo.
A saber, os beneficiários nascidos em dezembro, para o grupo fora do Bolsa Família, podem sacar o valor do auxílio. Lembrando que para esse público, o dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica no dia 31 de outubro.
Até então, o valor podia ser movimentado somente através do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas e compras em lojas virtuais ou com o código QR em maquininhas de estabelecimentos parceiros.
Veja também: Novo Bolsa Família: Beneficiários reportam recebimento menor com o Auxílio Brasil