O Auxílio Emergencial ajudou dezenas de milhões de pessoas a enfrentarem os impactos da pandemia da covid-19 em 2020 e 2021 no Brasil. Contudo, os pagamentos do benefício chegaram ao fim em outubro do ano passado.
Embora isso tenha acontecido, o auxílio continua a ser pago para um grupo específico de pessoas no país em forma de compensação. E os beneficiários que têm direito a esses pagamentos são aqueles que não receberam o valor correto em 2020.
Em síntese, o governo federal havia liberado em 2020 uma cota dupla do Auxílio Emergencial para as mães solteiras chefes de família. A saber, elas cuidavam sozinhas de filhos menores de idade, sem contribuição de cônjuge ou companheiro, e tiveram direito ao valor de R$ 1,2 mil.
Entretanto, os pais que se encontravam nessa mesma situação não foram beneficiados dessa maneira. Por isso, o governo federal continua liberando o benefício para os pais solo, chefes de família monoparental. Aliás, as últimas projeções indicavam que havia mais de 400 mil homens nessa situação no país.
CONSIGNADO do Auxílio Brasil a partir de 10 de outubro
Beneficiários podem receber o Auxílio Brasil cumulativamente?
Em suma, os pais que não receberam o valor correto em 2020 ainda estão recebendo o retroativo do Auxílio Emergencial em 2022. Inclusive, o valor pode chegar a R$ 3 mil, caso o beneficiário tenha recebido o benefício durante cinco meses.
Por isso, as pessoas ainda se perguntam se é possível receber cumulativamente o Auxílio Brasil e o retroativo do Emergencial.
De acordo com o governo federal, os programas são diferentes. Logo, o recebimento de um não impede o pagamento do outro. Isso quer dizer que é possível receber ambos os benefícios no país.
A saber, o Auxílio Emergencial foi pago a quase 70 milhões de pessoas, segundo estimativas. Já o Auxílio Brasil deverá bater recorde em outubro, com mais de 21 milhões de usuários, número ainda bem distante do Auxílio Emergencial.
Seja como for, os pais solteiros que recebem o retroativo do Auxílio Emergencial não precisam se preocupar. Caso sejam elegíveis para receber o Auxílio Brasil, também terão direito ao dinheiro.
Leia também: ‘Inflação do Dia das Crianças’ DISPARA 13,7% em 2022
Esse dois anos pra q ficou pra trás sem esse dinheiro