Uma das dúvidas mais frequentes dos trabalhadores é: quem para de contribuir para o INSS perde o direito aos benefícios? Isso porque, como a maioria dos contribuintes são empregados, quando ficam sem emprego, consequentemente param de contribuir.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto, para que você possa sanar essa e outras dúvidas sobre as contribuições com o INSS.
Acompanhe a leitura até o final e confira.
Quem para de contribuir para o INSS perde o direito aos benefícios?
Conforme todos já sabem, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por garantir a segurança social dos trabalhadores brasileiros. Sendo assim, para ter direito aos benefícios do INSS, é necessário contribuir regularmente com o sistema.
Porém, muitas vezes o contribuinte fica um tempo sem fazer o pagamento, e isso gera a seguinte pergunta: quem para de contribuir para o INSS perde o direito aos benefícios?
A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque, o INSS assegura os direitos do contribuinte por um tempo depois da última contribuição, desde que ele faça parte dos beneficiários empregados.
Com isso, o trabalhador continua na qualidade de segurado por 12 meses desde a data da última contribuição. Além disso, se durante esse tempo o cidadão continuar desempregado, o tempo dobra para 24 meses.
Qual a importância da contribuição para o INSS?
Contribuir para o INSS é fundamental para garantir a proteção social e a estabilidade financeira dos trabalhadores e seus dependentes.
Além disso, os benefícios que o INSS oferece, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são direitos adquiridos por meio das contribuições realizadas ao longo da vida profissional.
Contudo, ao parar de contribuir para o INSS, o trabalhador coloca em risco a sua segurança financeira no futuro.
Ademais, a interrupção desses pagamentos resulta na perda dos benefícios assegurados pelo sistema de seguridade social.
Quando os benefícios são suspensos por falta de contribuição?
Quando um trabalhador para de contribuir para o INSS, seus benefícios correm o risco de ser suspensos. Isso ocorre porque a contribuição é a contrapartida necessária para ter direito a essas prestações sociais.
Portanto, sem as contribuições, o segurado deixa de cumprir os requisitos para receber os benefícios e, consequentemente, tem os seus pagamentos suspensos.
Assim sendo, a falta de contribuição por um período maior de tempo do que os citados acima, resulta na suspensão. Isso significa que o trabalhador deixa sua condição de segurado e já não pode mais receber nenhum benefício previdenciário por meio do INSS.
Como voltar a contribuir para o INSS?
Para retomar as contribuições ao INSS, mesmo após uma interrupção o segurado deve entrar em contato com a instituição e regularizar a situação pendente.
Dessa forma, ele voltará a ter direito a receber os benefícios no futuro, uma vez que as contribuições são cumulativas ao longo do tempo.
Veja também: INSS: anunciada a REDUÇÃO no salário de pensionistas