A grande novidade que surpreendeu milhares de brasileiros é um possível desconto para quem precisa pagar a conta de luz. De uma maneira resumida, o desconto pode chegar a até 65%, desde que algumas exigências sejam colocadas em prática.
Continue acompanhando e você também entenderá para quem o programa será direcionado e como ele pode funcionar para permitir descontos.
Desconto para quem tem de pagar a fatura da eletricidade: saiba mais!
Antes de mais nada, muitas pessoas em todo o país têm usufruído de benefício do governo, como o Bolsa Família, por exemplo, Lembrando que são pagos mensalmente para essas famílias. Nesse sentido, também é importante entender que um novo programa que pode ajudar muito esse grupo de beneficiários é a chamada “Tarifa Social”, em que as famílias de baixa renda poderão reduzir praticamente 65% do valor pago na conta de luz todos os meses.
Sendo assim, para ter acesso a esse benefício especificamente, certos requisitos devem ser atendidos. São eles:
- Primeiramente, a família deve ter cadastro ativo e atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). A renda mensal familiar per capita deve ser menor ou igual a meio salário mínimo vigente; ou
- Também têm direito os idosos com 65 anos de idade ou mais que estejam recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); ou
- A família que, atualmente possui cadastro ativo no CadÚnico e recebe até 3 salários mínimos como renda mensal. No entanto, neste caso, só se aplica se na família existir um familiar com deficiência que necessite de tratamento, acompanhamento médico ou terapêutico, necessitando assim, de utilização constante de aparelhos, bem como equipamentos que necessite do consumo diário de eletricidade.
Não há como negar que um desconto de 65% sem dúvida pode ser de grande valia na vida de milhares de famílias. Principalmente, porque nos últimos anos os aumentos obtidos na conta de luz tornaram-se extremamente cansativos e uma situação difícil para muitas pessoas. Portanto, esse apoio pode ajudar a reduzir os custos mensais das famílias de baixa renda e ajudar no equilíbrio financeiro mensal.
O que fazer para obter um benefício na conta de luz?
Sobretudo, se sua família estiver inscrita no Bolsa Família e atender aos requisitos acima, ela será incluída automaticamente no benefício. Porém, vale acrescentar aqui: para ser efetivamente incluído no benefício, a conta de luz deve estar em nome do titular do Bolsa Família.
Isso significa, em suma, que se você mora com outras pessoas ou em um aluguel e a conta de luz não está em nome do titular do benefício Bolsa Família, você pode não conseguir acessar a redução da conta de luz. Nessa situação, é importante encontrar uma maneira de colocar a conta em seu nome, caso seja responsável por pagá-la todos os meses.
Mas em algumas ocasiões, o desconto será refletido automaticamente, ajudando milhares de famílias brasileiras no que diz respeito a uma economia adicional no final do mês, que pode fazer tanta diferença no orçamento.
Bandeira tarifária da conta de luz
Além da possibilidade de descontos na conta de luz, a Aneel anunciou que a bandeira tarifária verde deve continuar em junho de 2023. Lembrando que a agência introduziu esse tipo de taxa em abril do ano passado e deve continuar por muito tempo. Portanto, as pessoas devem pagar um pouco menos na conta de luz em um determinado mês.
Há mais de um ano, a agência fornece aos cidadãos uma conta de luz com bandeira verde, com o objetivo de economizar os custos associados ao consumo de energia elétrica para os brasileiros. Esta é uma ótima notícia que pode ter ramificações não apenas para as famílias, mas para a economia como um todo.
Vale ressaltar que a bandeira verde traz a conta de luz para a população que consome energia elétrica sem encargos adicionais. A reintrodução desta tarifa para junho é, portanto, um sinal do governo para manter os valores cobrados devido à desaceleração do orçamento mensal da população.
Sobretudo, os consumidores acompanham as decisões da Aneel todos os meses e estão bastante satisfeitos com suas decisões. Resumindo, tudo isso é para manter os custos de eletricidade domésticos baixos.