Saber se quem mora sozinho tem direito a benefícios do CadÚnico é o desejo de muitas pessoas, visto que, segundo alguns dados do IBGE, as famílias unipessoais aumentaram significativamente nos últimos anos.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar, para que assim, você possa ter a resposta para essa e outras perguntas sobre o CadÚnico.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quem mora sozinho tem direito a benefícios do CadÚnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é uma ferramenta importante para a inclusão e distribuição de benefícios sociais.
Por meio dele, o Governo utiliza as informações para a seleção de beneficiários em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Minha Casa Minha Vida, entre outros. Contudo, é importante ressaltar que a participação no CadÚnico não garante o acesso automático aos benefícios, mas é um requisito básico para a concessão deles.
Dessa forma, o Governo identifica as famílias de baixa renda, que vivem, em situação de vulnerabilidade, para auxiliá-las por meio de programas sociais.
Assim sendo, a resposta para essa pergunta é sim. Quem mora sozinho tem direito a benefícios do CadÚnico, desde que preencham os requisitos para fazer a inscrição no sistema.
Veja também: Saiba agora mesmo quais os documentos para agilizar a aposentadoria no INSS
Quais são os requisitos para se inscrever no CadÚnico?
Podem se inscrever no CadÚnico as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda total de até três salários mínimos.
Além disso, no caso de quem mora sozinho, essa pessoa deve realizar sua inscrição individualmente, fornecendo seus próprios dados e comprovantes de renda adequados.
Quais são os benefícios do CadÚnico para quem mora sozinho?
O Governo concede alguns benefícios para quem mora sozinho, dependendo da renda e da situação do indivíduo. Por exemplo, caso a pessoa more em uma casa com aluguel, pode ser que ela tenha direito a receber o auxílio do Cheque Moradia, que auxilia no pagamento das despesas com habitação.
Além disso, se ela comprovar estado de vulnerabilidade social, poderá receber o Bolsa Família, participar do Minha Casa Minha Vida, enfim, quem mora sozinho tem direito a todos os benefícios do CadÚnico, desde que preencha os requisitos que o Governo estabelece.
Como se inscrever no Cadastro Único?
Por fim, para se inscrever no CadÚnico, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.
Ademais, é necessário levar documentos pessoais, como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Carteira de trabalho, entre outros.
Sendo assim, o atendente do CRAS irá realizar a inscrição e fornecer todas as informações necessárias sobre o CadÚnico e seus benefícios.
Agora que você já sabe se quem mora sozinho tem direito a benefícios do CadÚnico, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
Veja agora: 5 dicas para não se enrolar com empréstimos consignados no INSS