Em entrevista concedida para o programa A Voz do Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, explicou que quem já faz parte do Bolsa Família será incluído automaticamente no Auxílio Brasil.
Sobre o novo programa social, o ministro reforçou a sua característica de emancipação:
“Ao mesmo tempo em que garante uma renda básica às pessoas que estão na faixa de pobreza e extrema pobreza, oferece ferramentas para emancipação socioeconômica. Estamos falando aqui de inserção no mercado de trabalho e de autonomia na conquista da qualidade de vida”.
O ministro ainda falou sobre a porta de entrada para o programa, acompanhe.
Inscrito do Bolsa Família será incluído automaticamente no Auxílio Brasil
Durante a entrevista, João Roma destacou:
“Todos que estão no programa Bolsa Família serão contemplados com o Auxílio Brasil e ele começará a ser pago já em novembro desse ano”.
Além disso, o ministro explicou quais são os critérios para fazer parte do programa, para aqueles que não são inscritos no Bolsa Família e serão contemplados com o Auxílio Brasil:
“O critério é através do Cadastro Único, pelo cadastramento através da nossa rede nacional de assistência, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
E qual o valor do novo benefício?
Quanto à questão orçamentária para honrar com o pagamento do novo programa, o ministro informa que já houve avanço com a equipe econômica e que estão aguardando definições e tramitações de outras medidas legais para que possam ampliar o máximo o valor desse benefício.
“Buscamos, inclusive, ampliar o número de beneficiários”, complementou.
As declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro projetam um aumento mínimo de 50% no valor do ticket médio em relação ao valor pago atualmente:
“Nós vamos reajustar no mínimo em 50%. Por quê? Houve a inflação. Eu não vou negar que aumentou o preço do gás, da gasolina, do arroz, do óleo, do feijão, do ovo, não vou negar”.
Leia também: Saiu o calendário das NOVAS parcelas do Auxílio Emergencial; consulte aqui